Na manhã desta segunda-feira (25), um idoso de 85 anos foi preso em flagrante por cometer o crime de zoofolia contra aproximadamente dez cadelas de rua. O crime aconteceu no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, e foi denunciado por vizinhos que chegaram a filmar a ação e encaminhou as imagens para o vereador e protetor de animal Kennedy Marques (PMN), que acionou a 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom)
Os vizinhos relataram para os policiais que por diversas vezes viam o idoso indo até a rua, atraia o animal com comida e levava para dentro de casa onde realizava os abusos sexuais e ao finalizar, a cadela era devolvida para a rua. Ainda segundo os moradores o idoso era acostumado na prática criminosa que já ocorria há alguns anos.
O parlamentar informou que ao chegar ao local da denúncia, passou a conversar com o idoso que a principio negou cometer os abusos contra os animais. No entanto, os vizinhos relataram sobre a prática criminosa, inclusive, um deles informou que teve a própria cadela abusada pelo idoso. A filha do suspeito, uma mulher de 69 anos, confirmou a guarnição que o pai cometia os atos e já havia pedido para ele parar.
O suspeito foi encaminhado para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) junto com testemunhas. Ele permaneceu negando o crime, mas foi confrontado com as imagens do vídeo. A filha confirmou o lugar que aparece no vídeo como a casa do idoso.
Na unidade policial ele foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos contra cães, previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98. Os animais abusados por viverem em condição de rua não foram identificados e localizados.