Com objetivo fortalecer a Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar em várias zonas da capital e interior do estado, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) através do Serviço de Atendimento Itinerante à Mulher do Campo, da Floresta e das Águas, ou Ônibus da Mulher vem oferecendo suporte psicossocial.
De acordo com o Sistema de Atendimento à Mulher (SAM) desde 2020 já foram registrados mais de 14 mil atendimentos realizados no Ônibus.
Como faço para solicitar o Ônibus da Mulher?
É mais simples do que parece, a unidade itinerante pode ser solicitada por qualquer organização da sociedade civil, instituição pública ou privada, e prefeituras municipais. Para solicitar atendimento do ônibus no seu bairro basta enviar um e-mail para: [email protected].
Além disso, também pode ser entregue um ofício na sede da secretaria, localizada na Rua Bento Maciel, nº 2, conjunto Celetramazon, no bairro Adrianopólis, na zona Centro-Sul de Manaus.
Quais são os serviços ofertados?
-Atendimento psicossocial
-Orientação jurídica;
-Atendimento de saúde;
-Encaminhamento para rede de proteção;
-Solicitação da carteira da Pessoa com Deficiência (PCD);
-Inscrição no projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo;
O número para denuncias relacionadas a violência doméstica ou familiar é o 180, a central de atendimento à mulher. Também existe o 181 disque-denúncias; 190 para emergência policial; o disque 100 de direitos humanos e 192 do SAMU.