Com o Plano Safra (2023/2024) é possível solicitar empréstimos para a criação de aves com finalidades econômicas. Ao todo, o crédito previsto ultrapassa R$2,2 bilhões e deve ajudar a dinamizar diversos segmentos produtivos, com juros mais baixos.
Segundo a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o financiamento é fundamental para o crescimento do setor no estado. Um dos beneficiados, o avicultor e empresário, Edson Lima, adquiriu recursos no valor de mais de R$ 71,9 mil em crédito rural.
Ele é proprietário da Granja Nova Esperança, situada em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), e atua na criação de galinha de postura para a produção de ovos. Com o empréstimo, ele conseguiu comprar gaiolas metálicas, lotes de pintinhos, franguinhas aptidão postura branca, ração, e a contração de mão de obra, visando ampliar sua produção.
“De domingo a domingo estamos aqui na luta. Às vezes não temos condições, e com essa ajuda do governo para a atividade da avicultura, a meta é crescer, desenvolver ainda mais minha produção e gerar mais renda, além de poder investir em novas tecnologias.”
De acordo com o produtor, a granja produz atualmente 8,8 mil unidades de ovos, por dia, com um total de 9,5 mil aves de postura. Além das aves, ele possui criação de peixes e produção de citros.
“Com a criação desta data, me sinto mais valorizado, pois vamos ser mais vistos. Acredite, avicultor. Sem luta, não há vitória”, lembra Edson.
Os projetos para o acesso ao crédito rural são elaborados por técnicos e extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), vinculado a Sepror, onde são encaminhados para análise e contratação pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), de agente financeiro responsável por fomentar a atividade, através do crédito rural.
“A avicultura no Amazonas se encontra em expansão, e essa atividade tem relevância no processo produtivo, registrado nos nossos controles, por considerar a geração de emprego e renda, e por consequência, os desafios que tem enfrentado, tanto no aspecto de produção como sanitários, que faz com que chegue um material genuinamente amazonense a ser oferecido para o consumo. Um dia grandioso, a ser celebrado de uma atividade que muito nos orgulha”, celebrou o secretário adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider
No Amazonas, os municípios como Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara são os principais produtores de ovos. Em 2022 cerca de 1,6 milhão de caixas de ovos foram produzidas no estado, o que equivale a mais de 580 milhões de ovos, de acordo com dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
Onde a população pode ter acesso ao empréstimo?
A população pode ir até o IDAM localizado na Rua Carlos Drumond de Andrade, 1460, no bairro Japiim. Também podem ir até a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), localizada na Avenida Constantino Nery, 5733, no bairro Flores.