As unidades móveis do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) estão levando oportunidades a quem procura o primeiro emprego e, também, àqueles que já têm mais experiências no mercado de trabalho no interior do Amazonas.
Cláudia Emanuelly, residente e natural de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), é recém-formada no curso técnico de Informática e estava em busca do primeiro emprego, quando surgiu a oportunidade. Ela se candidatou à vaga e foi selecionada pela empresa que administra os PACs para integrar a equipe. A jovem de 18 anos mora com a família de sete pessoas e é a segunda adulta empregada.
“Enviei meu currículo, passei por uma entrevista e depois eu tive que ir para Manaus fazer um treinamento. Antes de conseguir esse emprego fiquei inquieta, tentei trabalho em outras áreas, só que eu tinha estudado para algo mais e sempre busquei o melhor pra mim. Aqui é uma grande oportunidade para mim, sou nova e já consegui um emprego de carteira assinada, é uma oportunidade imensa para mim”, avalia a jovem.
Ela é uma dos 14 maueenses contratados para atuar na unidade do PAC de Maués, inaugurada pelo governador Wilson Lima, no dia 19 de agosto.
As pessoas contratadas no município viajam a Manaus para fazer o treinamento dos sistemas usados nos PACs, que envolve treinamento pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e pela Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz).
Emilly de Sena também é egressa do curso de técnico em Informática. Ela conta que achou a oportunidade maravilhosa e quer usar o salário para investir na própria educação.
“Está sendo um aprendizado, não só para mim como para outras que começaram a trabalhar aqui também, está sendo maravilhoso poder ajudar as pessoas aqui de Maués com os serviços fornecidos pelo PAC, porque a população daqui tinha que viajar para Manaus, e agora eles têm todos esses serviços aqui na cidade. Além disso, está impactando positivamente porque está ajudando minha família”, pontua Emilly.
PAC móvel deve chegar a Tabatinga e Boca do Acre
As oportunidades de empregos também alcançaram pessoas maduras e com outras experiências, como explica a secretária de Cidadania da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), France Medeiros.
“As unidades móveis estão ampliando a empregabilidade aqui no município de Maués, assim como em Humaitá, estamos empregando 13 pessoas do município. É uma oportunidade tanto para pessoas mais jovens em busca do primeiro emprego, como para as pessoas mais maduras terem a oportunidade de entrar novamente no processo de trabalho”, afirma France.
Para este ano, o Governo do Amazonas vai inaugurar mais duas unidades móveis do PAC, nos municípios de Tabatinga e Boca do Acre, nas calhas do Alto Solimões e Purus, respectivamente, levando oportunidades de empregos a estes municípios.