O pedido de impeachment protocolizado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi um susto para o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). O documento, assinado por um cidadão que se identifica como José Geraldo Santos Oliveira Júnior, acusa o prefeito de crimes de responsabilidade e pede a inelegibilidade dele por 5 anos.
De acordo com o portal Metrópoles, que deu dimensão nacional ao caso, o pedido é baseado em operações recentes desencadeadas pela Polícia Federal (PF). O autor do pedido de afastamento do prefeito destaca oito supostas irregularidades cometidas na gestão dele, que teriam desviado R$ 1 bilhão dos cofres públicos.
Almeida disse, em entrevista à Rede Amazônica, que o pedido é uma tentativa de tumultuar o processo eleitoral que se aproxima e “que sabe quem está por trás dos ataques”. No entanto, não disse quem estaria por trás dos supostos ataques.
O prefeito tem a maioria na CMM, mas eleição do atual presidente da Casa, Caio André (Podemos) – que não era o preferido de David Almeida- mostra que ele terá que cuidar bem da articulação política nos próximos meses, tudo isso a pouco mais de um ano da eleição. David tentará a reeleição.
Conter danos
Almeida tenta fazer uma contenção de danos na sua imagem como gestor após o pedido de impeachment. Na TV, a prefeitura de Manaus reforça campanha publicitária em horário nobre. Neste domingo (20/08), por exemplo, o comercial da Prefeitura foi ao ar no intervalo do Fantástico.
Nas redes sociais dele segue a mesma estratégia: focar nas ações de rua e no evento Sou Manaus. O prefeito postou uma foto de divulgação do evento em um dos telões da Times Square em Nova Iorque (EUA). Ele tenta dar uma dimensão internacional ao festival.
Sou Manaus sem Transparência
Falando em Sou Manaus, a CMM – a mesma que vai analisar o pedido de Impeachment de David- rejeitou o pedido do vereador Rodrigo Guedes (Podemos) que pedia da Prefeitura de Manaus mais informações sobre os valores a serem pagos para cada uma das atrações do Passo a Paço 2023 Sou Manaus, principalmente a atração internacional DJ David Guetta. “Câmara se negou a exigir transparência do dinheiro público”, ressaltou.
Vereadores influencers
De acordo com a lei, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Porém, os vereadores de Manaus estão mais empenhados em ‘surfar’ em assuntos que estão em alta na internet. O vereador Marcelo Serafim (PSB) usou as redes sociais para repercutir o caso da agressão da esposa de um policial contra uma babá e seu advogado neste fim de semana. O vereador Rodrigo Guedes também se manifestou sobre o assunto.
Já o vereador Eduardo Assis (Avante) usou as redes sociais para falar de uma criança que havia ficado trancada em cofre e foi salva por Guardas Municipais no interior de São Paulo. Enquanto vereadores se preocupam em estar em alta na internet, problemas da cidade são ignorados como a falta de fiscalização eletrônica de trânsito nas ruas e o transporte público superlotado, só para ficar em alguns exemplos.
Articulação
O governador Wilson Lima (UB) reuniu com lideranças que fazem parte do partido dele, o União Brasil. Na foto há políticos como o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Roberto Cidade. “União que o Amazonas precisa. Hoje, reuni com lideranças de todo o estado. Essa união é fundamental para transformar a vida dos amazonenses, especialmente daqueles que mais precisam”. Lima mostra força política na disputa pela direção do partido.
O elo chamado Serafim
Ao assumir a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Tecnologia (Sedecti), o ex-deputado e ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), se torna mais uma ponte do Governo do Amazonas com o Governo Federal. Serafim é do mesmo partido do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Político experiente, com carreira técnica na área fiscal, além de advogado, Serafim assume uma pasta que tem elo com a Zona Franca de Manaus. A posição é estratégica tendo em vista a boa relação do político amazonense com Alckmin. Vale lembrar que a ZFM, modelo que emprega quase 100 mil pessoas no Amazonas, sofreu ataques constantes no governo de Jair Bolsonaro através do então ministro da Economia, Paulo Guedes.
Silenciaram
Alguns aliados históricos de Jair Bolsonaro no Amazonas ainda não saíram em defesa do ex-presidente. Ele e assessores são alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) que apura um suposto esquema de negociação ilegal de joias dadas por delegações estrangeiras à Presidência da República na época que Bolsonaro governou o país. Até a noite de domingo, os deputados federais Silas Câmara (Republicanos), Delegado Pablo (UB) e Capitão Alberto Neto (PL) não se posicionaram nas redes sociais a favor de Bolsonaro.
Ministros do STF e STJ participam de evento no TCE-AM
Com a presença dos ministros André Mendonça (STF) e Reynaldo da Fonseca e várias autoridades, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza, nesta segunda-feira (21/08), o Seminário Internacional “Direito ao Clima, Direitos da Natureza, e Assembleias Cidadãs pelo Clima”.
O evento reúne especialistas do Brasil e da Espanha na área ambiental.
Com a temática central voltada para o desenvolvimento sustentável e direitos fundamentais, o seminário reunirá renomados especialistas nacionais e internacionais no campo do direito ambiental e público.
Leia Mais: