Em um apelo pela recuperação da BR-319, nesta sexta-feira (04/08), o governador Wilson Lima disse que o povo está disposto a assumir condicionantes ambientais para que a estrada seja asfaltada. “Se é para fazer da BR-319 uma estrada-parque, nós estamos dispostos a assumir esse compromisso, dispostos a garantir todas as salvaguardas ambientais.”
Reivindicação histórica do setor produtivo do Amazonas, principalmente do interior, a estrada federal vive o impasse entre ambientalistas e ruralistas. Construída na década de 1970, a rodovia é a única ligação direta do Amazonas, por terra, com o restante do país, mas corta a região com maior índice de desmatamento e queimada ilegal no estado.
Ao mesmo tempo em que defendeu a importância da preservação ambiental e da defesa dos recursos naturais, o governador disse que é preciso avançar em temas ‘caros’ ao povo, como é a BR-319.
Um dia antes, o presidente Lula já havia falado sobre o assunto e disse que um Grupo de Trabalho seria criado para tratar da reconstrução da estrada com a possível inclusão das obras dentro do escopo do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Também faço um apelo para que a gente possa avançar em pautas que são caras para o estado do Amazonas. A BR-319, só o senhor tem esse poder de decidir politicamente para que a gente possa avançar. O povo do Amazonas está disposto a dar todas as condicionantes e todas as garantias ambientais. Se é para fazer da BR-319 uma estrada-parque, nós estamos dispostos a assumir esse compromisso, dispostos a garantir todas as salvaguardas ambientais”, disse o governador.