Neste sábado (05/07), termina o prazo para os 10,4 milhões de brasileiros que ainda não sacaram o dinheiro do PIS/Pasep. A Caixa Econômica Federal disse que existem R$ 25,5 bilhões disponíveis para os trabalhadores.
Quem pode sacar o PIS?
A regra é que o saque está disponível para quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 a 1988. O trabalhador pode ter atuado na iniciativa privada ou como servidor público e não ter sacado as cotas do PIS/Pasep até hoje.
Esse dinheiro está disponível aos titulares ou beneficiários legais desde 2020, mas poucos fizeram os saques. Segundo a Caixa, desde a migração das cotas, para o FGTS, foram realizados mais de 513 mil pagamentos, totalizando R$ 745 milhões.
Como faço para sacar o meu benefício?
O saque pode ser feito pelo aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). Para pedir o saque, o primeiro passo é abrir o app, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”.
O trabalhador deve escolher se quer receber crédito em conta ou fazer o saque presencial. Depois é preciso verificar os dados e clicar em “confirmar saque”. O dinheiro pode ser depositado em qualquer conta indicada pelo trabalhador.
Se o saque não for realizado até o dia 5 de agosto, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional. O trabalhador que quiser sacar depois do prazo precisará fazer uma solicitação de saque para a União no prazo de até 5 anos. O procedimento para solicitação ainda não foi divulgado.