A Polícia Federal junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deflagraram, nos dias 17/7 ao dia 22/7, a Operação ‘Bertholletia’ visa a repressão aos crimes de desmatamento e extração irregular de madeira, além da fiscalização de invasão em terras públicas no interior da Reserva Extrativista ARAPIXI, em Boca do Acre, interior do Amazonas.
Para a operação, a PF e o ICMBio utilizaram avançadas geotecnologias de sensoriamento remoto e utilização de imagens de satélites de alta resolução espacial e temporal. Tais ferramentas possibilitam atuação precisa e eficaz dos órgãos federais na identificação de pontos de ocorrência de crimes ambientais, possibilitando melhor atuação na retirada de invasores e desestruturação da infraestrutura empregada para cometimento dos crimes.
A reserva foi criada a partir de solicitação das comunidades residentes na região, que se viam ameaçadas na segurança da posse de suas terras. A unidade foi criada no município de Boca do Acre pelo Decreto Presidencial de 21 de junho de 2006.
A unidade de Conservação possui aproximadamente 134 mil hectares e tem papel fundamental na preservação do meio ambiente e no o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Leia Mais:
Operação da PF prende responsáveis por garimpo ilegal no Japurá