Nesta quinta-feira (20/07), cinco homicídios foram relatados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), sendo três mortes em Manaus, e duas nos municípios de Rio Preto da Eva (a 58 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (a 115 quilômetros). Quatro das mortes foram por arma de fogo.
Otávio Miranda de Lima, de 21 anos, foi encontrado morto no beco São Luís, rua General Carneiro, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus. A autoria do crime é desconhecida. De acordo com a 1ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Otávio estava sentado na calçada por volta das 16h30 quando foi surpreendido pelos criminosos, que atiraram pelo menos dez vezes. Ao lado do corpo da vítima, foi deixado um bilhete: “Morri porque sou olheiro do coquinho. Que eu fique de exemplo pra todos que estão fechados com ele. Vejo vocês no inferno. Até breve Coquinho”.
O vigilante Salim Medeiros Pinheiro Filho, 35, foi executado na rua 25 de Setembro, bairro Japiim, zona Sul. O homem estava de folga, sentado na calçada à frente de sua residência, quando foi alvejado por dois individuos desconhecidos. A família da vítima relatou à Polícia Militar que Salim não tinha envolvimento com o tráfico de drogas, e acredita que ele tenha sido morto por engano. O Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
João Paulo da Silva Quintino, 24, morreu na frente de um mercadinho na rua 13 de Maio, bairro São José Operário, zona Leste de Manaus. O BO foi registrado na DEHS, às 19h. Foi noticiada a morte de João por volta das 16h30, por disparo de arma de fogo. Testemunhas relataram terem ouvido pelo menos dez disparos, contudo, ninguém quis dar maiores informações sobre os suspeitos.
João Vitor Correa da Silva, 23, foi morto na rua Monte Horebe, Morada das Palmeiras, município de Rio Preto da Eva. De acordo com o BO registrado na 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), às 22h20, João estava caminhando pela rua com sua esposa e filha, quando dois homens em uma motocicleta dispararam contra a vítima, que foi a óbito no local.
Daniel Pereira Barbosa, 35, morreu na rua Tereza da Silva, bairro Santo Elias, município de Novo Airão. Segundo o BO registrado na 77ª DIP, na quinta-feira (20/07), às 9h49, foi comunicado que, por volta das 3h, o corpo de Daniel foi encontrado e encontra-se necróterio do hospital naquele município.