Se você está em busca de cursos online para fazer durante o mês de julho ou ao longo do segundo semestre, conheça algumas opções nessa lista completa.
O meio do ano letivo é uma época adequada para uma autoavaliação e análise de novas formas de se atualizar em relação às últimas pesquisas, metodologias de ensino e tecnologias educacionais. Ao aprender novas abordagens, é possível diversificar as estratégias pedagógicas, atender às necessidades dos alunos de modos mais eficazes e melhorar os resultados educacionais.
Além disso, é possível buscar conhecimentos específicos dentro de sua área de atuação e abrir novas oportunidades de carreira ou possibilitar o ensino de disciplinas adicionais. E por que não pensar em chances de parcerias e colaboração com outros profissionais? Em cursos online ou presenciais, é sempre possível interagir com colegas de diferentes escolas e níveis de ensino, compartilhar experiências, trocar ideias e discutir desafios comuns.
Confira a lista, que inclui oficinas e cursos, gratuitos e pagos.
MBA em Gestão Escolar
O Educbank, ecossistema de soluções financeiras para a educação básica, anunciou uma parceria com a USP/Esalq para oferecer bolsas integrais de MBA em Gestão Escolar para diretores de escolas com alto potencial. O objetivo dessa iniciativa é permitir que os mantenedores escolares desenvolvam todo o potencial de suas instituições de ensino e contribuam para a qualidade educacional no Brasil por meio da profissionalização da carreira dos diretores escolares.
A parceria prevê o oferecimento de apoio financeiro do Educbank aos mantenedores de escolas particulares que se destacarem no curso. Como pré-requisito, os candidatos devem possuir diploma de curso superior. Não é necessária formação ou experiência prévia na área de educação.
Modalidade: online
Prazo de inscrição: 14 de setembro
Carga horária: 360 horas + 40 horas/aula de trabalho de conclusão de curso
Aprendizagem visível nas áreas do conhecimento
A Ativa Educação, organização que oferece cursos e consultorias para escolas e instituições educacionais, promove uma série de cursos ao longo de julho. Entre eles está o curso “Aprendizagem visível nas áreas do conhecimento”, que apresenta a proposta de aprendizagem visível e experiências com metodologias ativas.
O participante vai conhecer e saber como aplicar Rotinas de Pensamento Visível propostas pelo Project Zero, da Faculdade de Educação de Harvard, nos Estados Unidos. Exemplos brasileiros serão explorados em diferentes áreas do conhecimento e o participante receberá também uma ferramenta para planejamento de suas aulas.
Modalidade: online
Carga horária: 7 horas
Data do curso: 25 de julho
Integrantes de grupos de pesquisa sediados na USP
(Universidade de São Paulo) e na Concordia University (Canadá) estão oferecendo um curso online gratuito de formação continuada em educação matemática para professores dos anos finais do ensino fundamental. O curso, de nível aperfeiçoamento, tem uma carga horária de 80 horas.
Todo o material utilizado no curso será disponibilizado pela equipe pedagógica, sem custos para os professores participantes. As metodologias abordadas são embasadas em pesquisas científicas e um certificado de conclusão é oferecido ao final do curso.
Modalidade: online
Carga horária: 80 horas
Prazo de inscrição: 12 de agosto
O portfólio como recurso de acompanhamento e avaliação
Neste curso da plataforma Mathema será abordado o tema do uso do portfólio na educação infantil. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre avaliação, compreendendo como esta ferramenta pode ser benéfica tanto para a avaliação realizada pelo professor quanto para a autoavaliação do aluno. Além disso, o curso explorará o papel do portfólio como um momento de intercâmbio entre colegas e como uma ferramenta que auxilia no planejamento do professor.
A formação fica por conta de Denise Tonello, mestra em educaçao e pedagogia. Formadora do Mathema, ela também é coordenadora e professora do curso de formação a distância pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e desenvolve trabalhos para diversas editoras.
Modalidade: online autoinstrucional
Letrinhas para o encantamento
A pedagoga Kiusam de Oliveira, especializada em administração escolar, orientação educacional e deficiência intelectual, ministra oficina online (via zoom) para educadores com base nos referenciais da Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil) e da Pedagogia Ecoancestral.
O curso é promovido pelo Sesc São Paulo e tem como objetivo explicar como mediar uma história com referências negras e proporcionar orientações para a contação de histórias com elementos ancestrais africanos.
Inscrições a partir das 14h de 10 de julho pela Central de Relacionamento Digital ou app Credencial Sesc SP
Modalidade: online
Data: 19 e 20 de julho
Carga horária: 90 minutos
Projeto Nagô – Formação em educação antirracista
O Projeto Nagô é uma formação online em direitos humanos na perspectiva antirracista oferecida pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Destinada a professores de todo o Brasil, a edição atual tem como foco a importância da literatura infantojuvenil no combate ao racismo e às opressões interseccionais relacionadas à raça, classe e gênero.
O objetivo do projeto é explorar livros temáticos produzidos por autores negros que possam servir como base para debates com crianças e adolescentes sobre direitos, valorização da cultura, religião, língua e identidade afro-brasileira. Os encontros ocorrem mensalmente aos sábados pela manhã, totalizando sete encontros ao longo do curso.
Modalidade: online
O papel das bibliotecas comunitárias na formação leitora (gratuito)
O curso da Plataforma Polo tem como intenção promover a reflexão sobre a importância do direito à leitura e à literatura, gerando iniciativas em bibliotecas comunitárias que favoreçam a formação de sujeitos críticos e atuantes na busca da garantia de direitos mais amplos como cidadãos.
Participantes vão conhecer estratégias para a leitura e formação de leitores nas comunidades, bem como práticas de leitura em diversos territórios. Além disso, serão discutidos os processos de mobilização de atores em prol do acesso à leitura e literatura, incluindo a importância da construção de políticas públicas para garantir esse direito.
Carga horária: 8 horas
Modalidade: online autoinstrucional
TEXTO: Por Vir