Durante o Arraial do CSU do Parque 10, neste domingo (18/06), parte do muro do Centro Social Urbano foi derrubado, bem como grades foram retiradas, para dar passagem a carros na área interna, com o objetivo de criar um “estacionamento”, onde estava sendo cobrado o valor de R$ 10 pela entrada no espaço gratuito e público.
Vídeos mostram o espaço sendo usado de forma irregular no Centro Urbano. De acordo com Leda Júnior, agente de trânsito de Manaus, funcionários do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) foram informados que pessoas da própria coordenação do evento no CSU autorizaram o estacionamento. “Amanhã (esta segunda), estarei reunindo com os responsáveis para saber de onde partiu a autorização, pois é necessário haver um estudo de impacto no tráfego pelo órgão de trânsito”.
Segundo o IMMU, equipes de monitoramento de trânsito estiveram neste domingo, para averiguar a denúncia. Depois de confirmada, foi determinado que não houvesse cobrança de estacionamento.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), divulgou nota na manhã desta segunda (19), esclarecendo que a quebra da mureta e das grades foi feita sem autorização do poder público municipal, e que as responsabilidades estão sendo apuradas.
A nota afirma que será instaurada uma investigação interna para apurar as responsabilidades pela destruição do bem material, visando identificar os agentes envolvidos e tomar as devidas providências. Além disso, a Prefeitura se comprometeu a reparar os danos causados ainda nesta segunda-feira.
Representantes do IMMU também estarão em reunião com os responsáveis pelo evento, para que sejam tomadas as medidas necessárias.