A Polícia Federal, em parceria com a Companhia de Operações Especiais da Policia Militar do Estado do Amazonas – COE/PM, apreendeu cerca de 600 kg de maconha do tipo skunk durante um patrulhamento nas proximidades do município de São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia.
O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (15). Os agentes encontraram a droga escondida na mata, nas proximidades de duas embarcações que estavam atracadas no rio.
Os suspeitos que estavam com a substância ilícita conseguiram escapar antes da chegada da equipe policial, mas já foram identificados e estão sendo procurados.
Segundo a Polícia Federal, a maconha do tipo skunk é produzida no Vale de Cauca, na Colômbia, uma região historicamente dominada pela sexta frente do grupo armado das farcs. A droga tem um alto teor de THC, o princípio ativo da cannabis, e é considerada mais potente e perigosa do que a maconha comum.
A operação faz parte de uma ação conjunta da PF e do COE para combater o tráfico internacional de drogas na região do alto e médio Rio Negro no Amazonas, que começou no dia 5 de junho e não tem prazo para terminar.