Um levantamento do DataSus, do Ministério da Saúde, revela que mais de 110 mil acidentes foram registrados entre ciclistas do Amazonas, na última década. Os números revelam que pedalar é um prazer perigoso no estado.
Conforme os dados, desse total de acidentes, 244 foram graves, gerando a internação dos ciclistas. No período, houve o registro de 33 mortes no estado.
Além de atividade de lazer, a bicicleta é uma ferramenta de transporte e trabalho em grande parte dos municípios do Amazonas. Em Parintins, por exemplo, os triciclos são parte da cultura e ajudam a transportar os turistas durante o Festival Folclórico de Parintins.
Apesar dos números preocupantes, o Amazonas possui a menor frota de bicicletas entre os estados brasileiros, conforme o estudo “Journal of Sustainable Urban Mobility”, assinado pela pesquisadora Gláucia Pereira.
O estudo identificou 116,1 mil bicicletas na capital amazonense, a segunda menor entre as capitais brasileiras. Coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar destaca a importância do ciclista adotar medidas de segurança na hora de pegar as vias, já que a capital não possui ciclovias e ciclofaixas em boa qualidade nas principais avenidas.
Dicas básicas de segurança para evitar acidentes com ciclistas no Amazonas e em qualquer lugar incluem andar sempre no fluxo de direção dos carros, respeitar a sinalização das vias, circular em avenidas menos movimentadas e possuir itens de segurança e identificação na bicicleta. O ciclista também precisa estar com itens de segurança básicos, como capacete.