No cotidiano sempre buscamos formas de otimizar atividades e economizar nas contas de casa. Por isso, o poço artesiano pode ser uma alternativa para quem busca investir em um projeto a longo prazo, além de ajudar a diminuir as despesas domésticas.
Mas para quê serve o poço artesiano? Quais as vantagens de solicitar esse procedimento em casa? Existem riscos para o meio ambiente? É necessário continuar pagando tarifas de água e esgoto?
Captação da água
Abaixo do solo existem grandes reservas subterrâneas de água, conhecidas como aquíferos e com a escavação e perfuração do solo é possível extrair essa água diretamente para sua casa, empresa, escola ou condomínio.
Essa água armazenada no subsolo está infiltrada em rochas e sedimentos, em grande profundidade ou se encontra no lençol freático, próximo à superfície.
Vantagens
Existem alguns benefícios de se ter instalado um poço artesiano no seu terreno. São eles:
Economia na conta de água – Com o poço, você não paga mais o consumo de água à concessionária pública de distribuição do estado ou município;
Fornecimento ininterrupto de água – Indicado para empresas e grandes instituições no geral, o poço fornece água o tempo todo, sem precisar racionar em situações de seca na região;
Valoriza o terreno – O terreno que tem um poço artesiano, que garante abastecimento contínuo de água, fica mais valorizado em caso de venda;
Investimento à longo prazo – Com a manutenção adequada, o poço pode ter a duração de 30 a 40 anos;
Além disso, sua profundidade pode variar de 50 a 2000 metros. Poços artesianos têm, em média, vazão de água de 2 mil litros.
Desvantagens
- A instalação de um poço artesiano também possui seus contras. São eles:
- Em algumas situações a água não é própria para o consumo, pode ser contaminada e é necessário uma filtragem da mesma;
- Quanto mais profundo o poço, mais cara é a operação e a manutenção no geral. Em média, um poço de 100 metros regularizado e funcionando custa a partir de R$ 35 mil, o que equivale a um preço por metro de R$ 350;
- Requer responsabilidade ambiental e sanitária e, se possível, a consulta de um ambientalista no local;
- Existem lugares inviáveis para a instalação do poço.
Por fim, a Águas de Manaus nos informou, em nota, que ainda assim, taxas de esgoto são cobradas para quem possui poço artesiano instalado:
“A Águas de Manaus informa que os imóveis que possuem disponibilidade de rede de água tratada, ainda que não estejam diretamente ligados, estão sujeitos a cobrança de tarifas pelo serviço. A medida é adotada em todo o país. Em Manaus, a prática está prevista ainda no contrato da concessão, no Manual de Prestação de Serviços e Atendimento ao Consumidor (MPSAC) e no Código Sanitário de Manaus. A cobrança da taxa de esgoto só é feita em locais onde há redes de coleta disponível.”