Conhecida como a terra das cachoeiras, o município de Presidente Figueiredo tem 14 barragens em risco de rompimento. A afirmação é do deputado estadual Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
As declarações do deputado têm como base levantamento realizado pela Agência Nacional de Mineração, que mostram que as barragens em risco são da Mineração Taboca.
Nesta sexta, o deputado enviou requerimentos à Prefeitura de Presidente Figueiredo, à Mineração Taboca e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), solicitando os planos de contingência existentes em caso de desastres causados por possíveis rompimentos de barragens de mineração.
“Assegurar a integridade física dos moradores e a preservação do meio ambiente devem ser os fatores primordiais à execução das atividades de mineração na Amazônia. Desta forma, os esclarecimentos solicitados representam a nossa preocupação dos indígenas da reserva Waimiri Atroari, que podem ser atingidos pelos rejeitos ou afetados diretamente com a contaminação dos rios Tiajuru e Alalaú, bem como com os demais moradores do município de Presidente Figueiredo.”
Roberto Cidade, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)
Ao Ibama, por meio de requerimento encaminhado à Superintendência no Amazonas, foram solicitadas informações a respeito do acompanhamento feito pelo órgão nas atividades da Mineração Taboca, na Vila do Pitinga, município de Presidente Figueiredo.
Ele questiona se o Ibama tem realizado fiscalizações na área de atuação da empresa e que medidas corretivas foram recomendadas ou aplicadas.
“Queremos saber também se há informações ou estudos disponíveis que apontem a contaminação das águas na região da Vila do Pitinga resultante das atividades da Mineração Taboca; e se, em caso positivo, quais são as substâncias contaminantes identificadas e quais as medidas adotadas para minimizar ou mitigar os impactos causados.”
Roberto Cidade, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)