Mesmo após o aumento no valor da passagem e reclamações por causa de ônibus sucateados nos bairros, os vereadores de Manaus seguem sem disposição para investigar o problema do transporte coletivo na capital.
Diferentemente da CPI que investigou a empresa Águas de Manaus, a proposta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o sistema de transporte coletivo na cidade, até agora, fracassa. Só três dos 41 parlamentares assinaram o pedido de instalação da comissão.
O autor da proposta é o vereador Rodrigo Guedes, que já foi aliado do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, mas agora está na oposição ao prefeito David Almeida.
“Precisamos investigar o subsídio de R$1.019.819.734,17 pago pela Prefeitura de Manaus para as empresas de ônibus que não cumprem os requisitos estabelecidos nos contratos. Todos os dias a população espera horas nas paradas, temos coletivos nas ruas que rodam a mais de uma década”
DECLAROU O VEREADOR.
O requerimento já possui três assinaturas incluindo do Guedes, sendo dos vereadores William Alemão (Cidadania) e Capitão Carpê (Republicanos).
Frota sucateada
Apesar da prefeitura ter começado a inserir ônibus novos no sistema de transporte coletivo, os veículos que circulam nos bairros são sucateados.
A reportagem do Segundo e Segundo flagrou um ônibus com número de ordem 0409012 da linha 052 da empresa Integração, com 14 anos de uso.
De acordo com a numeração exibida pela própria empresa, o veículo começou a circular em Manaus no ano de 2009.