Boletim InfoGripe divulgado, nesta quinta-feira (1), traz um alerta para a saúde pública do Amazonas. É que o número de casos de gripe no estado, que já estão em alta, tendem a crescer nos próximos dias.
O monitoramento é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deaneno (Fiocruz). Os dados já revelam o crescimento de casos e internações pela doença no estado, mas indicam o Amazonas com uma tendência em torno de 95% de ocorrerem ainda mais contaminações.
Segundo o InfoGripe, tanto no estado quanto em Manaus, houve aumento de casos de gripe pelas chamadas Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e por Vírus Sincicial Respiratório (VSR), tanto em adultos, quanto em crianças.
O boletim aponta um aumento do número de gripe em adultos no país associados ao vírus influenza A, sendo majoritariamente por H1N1.
Crianças em alerta contra a gripe
De acordo com a Fiocruz, nas crianças, principalmente na faixa até os dois anos, segue desde o mês de abril a manutenção do crescimento significativo de novos casos semanais e de internações hospitalares pelo vírus.
O coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes, destaca que, na população a partir de 15 anos, a manutenção de um cenário já vinha se desenhando durante o mês de abril, consolidando-se em maio.
Gomes observa que nas últimas quatro semanas (23 de abril a 20 de maio), cerca de 31% dos casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas a partir de 15 anos estavam associados ao vírus influenza A, sendo o vírus H1N1 a maioria dos subtipados.