Com inscrições abertas até hoje (31/05), o programa Mais Médicos promete colocar em atendimento 475 profissionais de saúde no Amazonas. Este é o maior número de médicos no programa federal em quatro anos.
Desde 2020, o programa federal vinha perdendo espaço. Em números, a população do Amazonas havia recebido a menos 100 médicos, conforme levantamento realizado por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), solicitado pela plataforma Fiquem Sabendo e concedido pelo Ministério da Saúde.
Um dos carros-chefes do governo petista, o programa federal de saúde está sendo recomposto com um acréscimo de 34% no número de profissionais enviados para o Amazonas, historicamente um dos estados com menor oferta de profissionais de saúde.
A crise por profissionais especializados no interior inflacionou o valor de salários dos médicos. Segundo levantamento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, divulgado em reportagem do A Crítica, em alguns casos, os profissionais chegam a receber até R$ 135 mil para completar uma jornada mensal de trabalho.