No mês de março, o volume de vendas no comércio varejista do Amazonas cresceu 1,6%, em comparação ao mês de fevereiro. O índice é o dobro do verificado no resultado nacional (0,8%). Se comparado a março do ano passado, o volume de vendas do comércio varejista, no Estado, subiu 9,5%, enquanto a variação nacional foi de 3,2%. O índice acumulado no ano foi de 3,9% no Amazonas, e o acumulado dos últimos doze meses teve variação de 0,3%. Em nível nacional, no primeiro trimestre do ano, as vendas do comércio registraram crescimento de 2,4% comparado ao mesmo período de 2022, enquanto no indicador dos últimos 12 meses o crescimento foi de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (17) pelo IBGE.
Varejo ampliado do AM cresce 5,2%, em março
Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes, peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas em março mostra aumento de 5,2% nas vendas frente a fevereiro, quando também houve alta de 1,4%. Na comparação com março de 2022, a alta foi de 15,0%, e no acumulado no ano, houve avanço de 6,1%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o volume do comércio ampliado apresenta queda de 0,8%.
Vendas crescem em 23 das 27 Unidades da Federação
De fevereiro para março de 2023, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,8%, com resultados positivos em 23 das 27 Unidades da Federação. O resultado do Amazonas (1,6%) representou a 10ª maior alta. As maiores altas foram no Espírito Santo (5,7%), Paraíba (5,4%) e Alagoas (4,8%). Por outro lado, houve quedas em quatro das 27 UFs: Rio de Janeiro (-2,0%), Distrito Federal (-1,4%), Tocantins (-1,1%) e Maranhão (-1,0%).
Na mesma comparação, o volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 3,6% de fevereiro para março, com resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação. O avanço do Amazonas (5,2%) foi o 5º maior do ranking. Os destaques foram Tocantins (22,3%), São Paulo (14,1%) e Paraná (8,9%). Por outro lado, houve recuos em cinco das 27 UFs: Rio Grande do Sul (-4,0%), Ceará (-1,7%), Roraima (-1,4%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Maranhão (-0,8%).
Receita do comércio sobe 1,6% em março, e acumula 6,8% de alta no ano
Em março, em relação ao mês anterior, a receita nominal de vendas do comércio amazonense obteve alta de 1,6%. Na comparação com março de 2022, a alta foi de 10,2%; no acumulado do ano, a alta foi de 6,8%; e no acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 5,6%.
A alta na receita nominal de vendas do comércio varejista do Amazonas em fevereiro (1,6%) foi a 7ª maior entre as unidades federativas. As maiores quedas foram as da Rio de Janeiro (-2,5%), Tocantins (-1,4%) e Distrito Federal (-0,9%); e as maiores altas foram as do Alagoas (4,2%), Paraíba (4,1%) e Espírito Santo (3,8%).
Receita do comércio ampliado cresce 5,1%, em março
Em março, a receita do varejo ampliado amazonense cresceu 5,1%, frente a fevereiro. Na comparação com março do ano anterior, a alta foi ainda maior, de 18,2%; no acumulado no ano, houve alta de 10,9%, e no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 6,4% de alta.
A alta de 5,1% na receita do comércio ampliado do Amazonas, em março, foi a 5ª maior entre as unidades federativas. As maiores quedas foram as do Ceará (-1,0%), Rio Grande do Norte (-0,4%) e Distrito Federal (-0,1%); e as maiores altas foram as do Tocantins (30,4%), São Paulo (13,4%) e Paraná (8,6%).
Mais sobre a pesquisa
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.