Uma carga de 250 mil litros de combustível, avaliada em R$ 1,5 milhão, foi recuperada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil do Amazonas. Os resultados da operação foram divulgados nesta segunda-feira (15).
Segundo o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, essa foi a maior apreensão e recuperação de combustível da história do Amazonas.
Cerca de 500 litros do combustível havia sido roubado por uma organização criminosa na sexta-feira (12/05).
Na ocasião deste roubo, os infratores renderam os tripulantes por 6 horas e transferiram o produto para outras embarcações.
As investigações levaram à localização do barco dos infratores nas proximidades da comunidade Novo Remanso onde foi interceptado pela polícia.
Conforme o delegado, durante a abordagem, os indivíduos apresentaram uma nota fiscal alegando ser a do material.
No entanto, a nota se referia a 35 mil litros de combustível, inferior à quantidade que constava na embarcação. Então, foi feita a checagem junto ao órgão expedidor da nota e verificou-se que se tratava de uma nota fiscal falsa.
Os suspeitos foram presos em flagrante, mas as investigações continuam. A polícia quer descobrir a localização das demais balsas envolvidas no crime e quem é o cabeça da organização criminosa.
Procedimentos
Dos 500 mil litros subtraídos, 250 mil foram recuperados e entregues a empresa que foi subtraída.
Os três indivíduos foram conduzidos ao DRCO, onde foram autuados em flagrante por roubo majorado pelo concurso de agentes, roubo majorado pela restrição de liberdade e uso de documento falso.
Eles serão encaminhados para a audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.