Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Menos de 10% dos encarcerados em Manaus são identificados como brancos
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Polícia > Menos de 10% dos encarcerados em Manaus são identificados como brancos
Polícia

Menos de 10% dos encarcerados em Manaus são identificados como brancos

Redação
Atualizado em 2023/05/13 at 2:04 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Imagens: Marcio Silva/FolhaPress e Raphael Alves/TJAM
Compartilhe

O encarceramento em massa é um problema mundial, onde o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de pessoas presas. Dentre as mais de 800 mil pessoas privadas de liberdade, 67,5% são identificadas como pretas e pardas, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022.

Em Manaus, esses números são ainda mais alarmantes. Dos 4.556 mil custodiados, apenas 9,26% da população carcerária é identificada como branca. Já os identificados como pretos e pardos ocupam a porcentagem de 88,7%.

Os dados são da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), solicitadas pelo Segundo a Segundo, via Lei de Acesso à Informação.

“O racismo estrutural explica essa situação. O cárcere, ele é um reflexo da sociedade. O cárcere não está fora da sociedade, ele é um depósito de pessoas não aceitas pelo sistema”,

afirmou o professor de direito penal, Caupolican Padilha. Para ele, a sociedade é hierarquizada, e nesse lado das hierarquias mais baixas, estão os grupos que foram historicamente oprimidos, como exemplo os negros.

De acordo com Caupolican Padilha, o encarceramento em massa é uma marca do sistema judicial brasileiro, que culturalmente foi seletivo nesse modelo excludente, com base na cor de pele que também é feita por outros poderes, como o legislativo, o sistema de segurança pública e o órgão que fiscaliza a lei, como o Ministério Público.

“Tanto as agências de criminalização primária (legislativo) quanto as agências de criminalização secundária (Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público), elas sempre foram seletivas. Elas são compostas de pessoas que reproduzem esse modelo hierarquizado de sociedade e esse modelo altamente preconceituoso”,

finalizou o professor de direito penal.
Imagens: Marcio Silva/FolhaPress e Raphael Alves/TJAM

A Cor do Judiciário

Na contramão das estatísticas da população carcerária brasileira, um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) demonstra que apenas 8,4% dos funcionários de Tribunais em todos país são negros enquanto os brancos são mais que a metade dos servidores.

Alvos

Enquanto os brancos lideram com folga o número de servidores nos tribunais, os negros lideram um ranking menos prestigiado.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, 77,9% dos homicídios praticados no país tiveram como vítimas pessoas pretas. Esse número fica ainda mais alto quando se analisa as vítimas de homicídios por intervenções policiais, onde os negros representam 84,1% dos assassinados.

Pelegrine Neto, especial para o Segundo a Segundo

Leia também

Torcedor é detido por racismo em jogo da Série C em Manaus

Mulher é presa com R$ 587 mil em drogas dentro de embarcação no AM

IML busca familiares após identificar jovem morto em Manaus

Motorista de aplicativo é preso suspeito de estuprar passageira em Manaus

Criança encontra granada em quintal e casa é evacuada em Manaus

Termos encarceramento, Manaus, Racismo, Seap
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Em Manaus, dupla é presa por envolvimento em homicídio de comerciante
Próximo Artigo Incêndio atinge centro comercial de Manaus; área corre risco de desabar
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.