Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo AM teve mais de 7 mil casos e cinco mortes por dengue em 2023
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > AM teve mais de 7 mil casos e cinco mortes por dengue em 2023
Cidades

AM teve mais de 7 mil casos e cinco mortes por dengue em 2023

Redação
Atualizado em 2025/07/17 at 1:11 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Um informe epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) aponta que, de janeiro até essa quinta-feira (27/04), foram notificados 7.276 casos de dengue no estado, com cinco óbitos registrados.

Considerando o período sazonal de 2022 até os primeiros meses deste ano, no total, foram notificados 12.136 casos em todo o estado.

Conforme dados de descrição, a dengue atingiu mais mulheres do que homens, representando 52% e 48% dos casos, respectivamente.

Pessoas de 20 a 39 anos foram as mais afetadas, com cerca de 37,9% dos casos notificados, seguidos da faixa etária de 40 a 59 anos, com 1.670 registros da doença.

Segundo o relatório, na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência em 2023 estão: Tonantins (4.407,0), Ipixuna (3,689,2), Jutaí (1.953,6), Humaitá (1.895,3), São Paulo de Olivença (1.204,8), Guajará (1.134,2), Tefé (1.038,0), Tabatinga (921,1), Lábrea (576,7) e Maraã (513,7).

O informe também indica que 57,2% dos casos foram descartados pela Fundação, enquanto 21,5% foram considerados como a “dengue clássica”.

Os casos em investigação representam 21% dos registros e apenas 0,2% foram classificados com sinais de alarme da doença.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

A orientação é a adoção da lista de verificações (checklist) semanal, de 10 minutos de duração, de modo que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

Leia também

Agências do Sine em Manaus ofertam 1.017 vagas de emprego nesta segunda (25)

Carretas da Mulher mudam locais de atendimento nesta semana em Manaus

Fiscalização embarga demolição de imóvel histórico em Manaus

Motorista na contramão causa acidente com morte na Zona Norte de Manaus

Justiça avalia aplicação da Lei de Cotas em vagas remanescentes da Ufam

Termos Dengue, FVS, Relatório
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Traficantes escondem droga no esgoto durante fuga da polícia
Próximo Artigo Abatedouro clandestino de aves é fechado no Novo Israel
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.