Viajar de avião de graça é possível no Brasil. Um programa da Força Aérea Brasileira (FAB) permite que qualquer pessoa possa cruzar os céus do país sem pagar nada.
Para isso, é preciso fazer inscrições pelo Correio Aéreo Nacional (CAN) no site da FAB. Existem cerca de 20 bases em todo o país que possuem essa dinâmica que permite a qualquer cidadão viajar sem qualquer tipo de custo.
De acordo com a FAB, as aeronaves são destinadas prioritariamente para fins de defesa nacional e atividades governamentais, mas voos com vagas disponíveis podem dar carona aérea, desde que o interessado esteja cadastrado na força aérea.
Se você é um civil que deseja viajar de graça de avião em aeronaves militares, existem algumas possibilidades. A FAB explica que a autorização de voo depende de várias circunstâncias, como disponibilidade de voos, prioridades de missões militares e autorizações.
Como viajar de graça no Brasil?
As viagens pelos aviões da FAB são gratuitas, mas o cidadão não escolhe a data exata para o embarque. Ao invés disso, ele preenche uma ficha informando o destino de interesse e um período de 15 dias em que está disponível para fazer a viagem.
Se nesse espaço de tempo surgir uma vaga na aeronave que vai para o destino informado na ficha de inscrição, o interessado é convocado para o embarque.
LEIA TAMBÉM: Moeda de 50 centavos vale mais de R$ 1,8mil; entenda a história
Os voos também não tem o retorno garantido, ou seja, para ir e voltar, o interessado deve ser submetido ao mesmo ritual.
O interessado no voo deve entrar em contato com um posto do CAN (veja aqui os contatos) e preencher uma ficha de cadastro informando o destino para o qual pretende viajar.
Na Região Norte, são 4 os locais de embarque. Veja os contatos disponíveis:
- Belém/PA – (91) 3182-9517 / 3182-9519
- Boa vista/RR – (95) 4009-1036 / 3194-1036 / 3194-1088
- Manaus/AM – (92) 98802-6364
- Porto Velho/RO – (69) 3211-9722 / 3211-9725
Há também outras opções. Uma delas é verificar a possibilidade de se cadastrar em programas de transporte de autoridades e servidores públicos, como o Sistema de Transporte Aéreo Governamental (STAG) ou o Sistema de Deslocamento de Servidores Civis do Poder Executivo Federal (SISDC).