As redes sociais da Prefeitura de Manaus evidenciaram um problema que os usuários do transporte coletivo da capital sofrem na pele todos os dias: a demora dos ônibus. Em um post feito nesta terça-feira (18), sobre a reinauguração do T2 (Cachoeirinha), a foto de um telão mostra pelo menos duas linhas com intervalo de espera acima de meia hora.
O registro divulgado pela própria prefeitura revela a linha 507 (Adrianópolis / Centro) com previsão de chegada ao T2 sentido bairro às 14h29. Se o usuário perder esse coletivo, o próximo só chega ao terminal 34 minutos depois, ou seja, às 15h03.
Na mesma foto, a linha 004 (Educandos / Centro ) tem previsão de chegada às 14h39 (com base no painel) no T2 e o próximo coletivo só vai chegar ao terminal mais de meia hora depois.
Porém, foi no perfil das redes sociais do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetran) que o flagrante do grande tempo de espera por um ônibus em Manaus fica mais evidente.
A entidade fez circular a foto de outro painel marcando 17h46 no T2 e nele mostra a linha 403 (Bairro da União/ T2) .
Nesse horário o passageiro teve que esperar 34 minutos para pegar o ônibus. Mas se o usuário ele perder esse coletivo, o próximo só vai chegar ao terminal às 20h40.
Em outras palavras, quase três horas entre um intervalo de um ônibus para outro segundo o sistema administrado pela Prefeitura e Sinetran conhecido como “Cadê meu Ônibus”.
Outras capitais
O Relatório Global sobre Transporte Público da Moovit, aplicativo de mobilidade urbana mais utilizado no mundo, mostra que o tempo de espera em algumas capitais. De acordo com o portal Metrópole com base nessa pesquisa, o tempo medida de espera por um ônibus em Brasília é de 23 minutos; em Belo Horizonte (MG), o usuário espera 24 minutos; e no Recife (PE) é o tempo de espera é de 27 minutos.
LEIA MAIS: