O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (05/04), investimentos na ordem de R$ 3,72 bilhões para reforçar o desenvolvimento do setor primário. O Plano Safra 2023/2024 abrange ações direcionadas à agropecuária, pesca e extrativismo.
“Fico feliz de poder fazer parte de um momento histórico para o estado do Amazonas em que a gente consegue dar condições para o produtor, sobretudo o produtor que está aqui na região metropolitana e aquele que está no interior do estado, que há muito tempo havia sido esquecido. Nosso povo é muito batalhador, acorda muito cedo e só precisa de oportunidade para produzir”
Declarou o governador Wilson Lima.
Os investimentos vão contemplar ações e projetos nas áreas de assistência técnica e extensão rural, acesso ao crédito rural, capacitação de produtores rurais e apoio à comercialização da produção.
Receba as notícias do Segundo a Segundo diretamente no seu telefone
“Nós recebemos do Governo cursos de capacitação e o resultado disso é a produção de horta caseira, produção de pescado. E o Plano Safra vem trazer para os agricultores um avanço. Nosso ramal já foi beneficiado com asfaltamento do Governo e hoje nós temos o reconhecimento de sermos produtores rurais. Nosso agradecimento ao governador Wilson Lima”, afirmou a piscicultora Raimundo Carvalho, 42, da comunidade do ramal 14 da AM-010.
O Plano Safra é uma ferramenta de planejamento e gestão, um balizador das políticas públicas de apoio ao agronegócio e à agricultura familiar do estado para quem já é do setor ou quer empreender no Amazonas.
Como parte do plano, Wilson Lima lançou o Programa Afeam Agro, uma plataforma online de crédito rural que trará maior agilidade ao processo de elaboração, envio, análise e contratação das operações de crédito. A ação é uma parceria entre a Agência do Fomento do Amazonas (Afeam) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
LEIA MAIS:
Na Cidade Nova, Wilson Lima inaugura Caimi André Araújo revitalizado
Wilson Lima anuncia doação de 300 toneladas de peixe para instituições assistenciais na Semana Santa