A campanha contra a Febre Aftosa começou no Amazonas com a imunização da vaca Joaquina, da Fazenda Santa Rosa, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O trabalho é da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).
A primeira etapa da Campanha de Vacinação vai até 30 de abril e ocorrerá em 41 municípios amazonenses.
A expectativa é que 538 mil animais recebam o imunizante e tenham a sanidade garantida. A vacinação é obrigatória em 41 municípios e segue diretrizes do Programa Nacional para Vigilância da Febre Aftosa (Pnefa).
Treze municípios e parte de Tapauá já conquistaram o reconhecimento internacional de livre de aftosa sem vacinação.
Os pecuaristas têm que notificar a imunização do rebanho até 15 de maio, nas unidades locais da Adaf ou pelo atendimento remoto, no número (92) 99238-5568).
O descumprimento da vacinação obrigatória gera multas de R$ 40 por animal, mais R$ 300 por propriedade. “A gente não quer multar, a gente quer que esses animais sejam imunizados, que estejam com a saúde em dia e o rebanho totalmente apto a ser comercializado, seus produtos e subprodutos”, destacou Omena.
Vacinação contra Febre Aftosa
Os municípios com vacinação obrigatório são Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant e Beruri.
Além deles, a obrigatoriedade é vigente em Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga e Japurá, Jutaí.
Outras cidades são Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença.
Por último, os criadores também são obrigados a fazer a vacinação em São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.