O governo Lula confirmou, nesta sexta-feira (17), o envio de R$ 979,2 mil em recursos federais para apoiar vítimas de chuvas em Manaus. Os recursos são para ações emergenciais para enfrentamento da situação de calamidade e o repasse foi feito pela Defesa Civil Nacional à Prefeitura de Manaus.
As informações são do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a liberação para apoiar o atendimento às vítimas de chuvas foi feita pelo presidente Lula menos de uma semana após a tragédia que matou oito pessoas no Jorge Teixeira, na zona leste da cidade.
Depois da tragédia, a Prefeitura de Manaus retirou 125 famílias da área de risco do Jorge Teixeira, mas elas estão abrigos provisórios. Nessa semana, outras duas localidades apresentaram deslizamento na capital: Cidade de Deus e conjunto Boas Novas. Mas, dessa vez, sem mortes.
Conforme o MIDR, o recurso é destinado para compra de cestas básicas, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, combustível, colchões, redes e kits lanche e refeições para as equipes de trabalho.
E o recurso também poderá ser empregado no aluguel de quatro veículos e para deslocamento da equipe e entrega de materiais.
Em todo o país, o governo federal repassou mais de R$ 16,2 milhões para apoiar ações de defesa civil em 44 cidades.
David elogia Lula
O prefeito de Manaus, David Almeida, definiu Lula como ‘estadista’, ao lembrar tratamento enquanto buscava verbas para obras emergenciais.
O prefeito disse ter andado por dois anos em Brasília, na gestão de Jair Bolsonaro, sem conseguir o apoio necessário para investimentos na capital do Amazonas.
Ele ainda lembrou a pouca atenção dada pelo ex-presidente em dois momentos de crise na cidade: Covid-19 e cheia dos rios.