O forte temporal que atinge Manaus desde o início deste domingo (12/03), já resultou em 40 ocorrências registradas em diversas zonas da cidade. Os bairros mais afetados foram: Cidade Nova, Cidade de Deus, Coroado, Jorge Teixeira e Monte das Oliveiras.
Uma força-tarefa com as secretarias de Defesa, Assistência Social, Limpeza Pública, Infraestrutura e Administração foi montada para que a situação fosse resolvida o mais breve possível.
Com as fortes chuvas deste domingo, que já ultrapassam a cota de 80 milímetros, mais 12 famílias foram inseridas no Aluguel Social, somando um total de 34 famílias em atendimento pela prefeitura desde o início do monitoramento.
Dentre a ocorrências de maior destaque estão 17 pontos de alagação, cinco deslizamentos, duas residências com risco de desabar e dois locais com risco de deslizamento de terra.
No bairro Jorge Teixeira, cinco ruas ficaram alagadas com a forte chuva. São elas: Rua M, Rua Carauaçu, Rua 41, Rua Sêneca, Rua Traíra. No mesmo bairro, duas casas de alvenaria correm risco de desabamento, na Rua Manjerioba e na Rua Nova Jericó.
Durante o temporal, uma árvore caiu próximo ao Condomínio Senador João Bosco, no bairro Flores, zona Centro-Sul.
No bairro Novo Aleixo, zona Norte, um barranco deslizou na Rua Rio Guaíba. Na mesma zona, outro barranco também deslizou na Rua Marcos Cavalcante, bairro Cidade Nova.
A ocorrência de maior atenção até o momento é a do desmoronamento de barranco na comunidade Monte Cristo, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, que fechou o acesso às ruas e atingiu dezenas de residências.
Conforme o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, uma empresa terceirizada foi acionada para trabalhar na contenção da erosão. Equipes de Obras trabalham, desde as primeiras horas da manhã de domingo, na limpeza e desobstrução da rua Frei Ciro, principal via afetada pelo desbarrancamento.
Trouxemos duas retroescavadeiras e três caçambas, que vão nos ajudar a acelerar esse atendimento as famílias”.
“Também estamos com a equipe de topografia no local, para fazermos levantamento e, em seguida, construir um desvio na rede de drenagem”, explica Efrain.
Ainda durante a chuva, a Travessa Castanhola, também no bairro Monte das Oliveiras, transbordou com o intenso volume de água. Ainda na zona Norte, a comunidade Braga Mendes, situada no bairro Cidade de Deus, registrou rompimento de bueiros na Rua Justiça e no Beco São Raimundo.
Veja imagens: