Segundo dados do Indicador de Recuperação de Crédito, da Serasa Experian, o Amazonas ficou em 23º lugar na lista de estados com maiores índices de recuperação de crédito de empresas, ou seja, cobrar e receber um valor que não foi pago por algum cliente.
Ainda conforme o Serasa Experian, as regiões Norte e Nordeste lideram o ranking, que analisou o setor de dívidas no mês de novembro do ano passado. No Amazonas, apenas 41,6% das empresas conseguiram o pagamento de dívidas de clientes inadimplentes.
De acordo com o Indicador, naquele mês, 44,6% das contas atrasadas foram pagas pelos empreendedores brasileiros em até 60 dias após a negativação, e eram, em sua maioria, no valor de até R$ 500.
Veja os dados completos nos gráficos a seguir:
O setor com mais dívidas pagas foi o de “Outros” (50,8%), que compreende empresas da Indústria, do Terceiro Setor e Primário. Este foi o segundo mês consecutivo que o indicador tem aumento neste segmento.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o tímido crescimento de 0,2 pontos percentuais do indicador, em relação a outubro, “ainda mostra que os negócios seguem priorizando o pagamento de parceiros, fornecedores e companhias do varejo, ainda que com atraso, para continuarem funcionando”.
Ainda segundo análise por setores das dívidas, o segundo lugar das contas em atraso quitadas em até 60 dias após a negativação foi do segmento do Varejo (49,5%), depois as Utilities (44,7%), que englobam contas básicas como energia, gás e água, Financeiras (43%) e Securitizadoras (40,5%). Serviços (33%) e Telefonia (12,9%) fecham o ranking.
Os dados mostram, ainda, que 56,1% dos débitos com até 30 dias de atraso foram quitados. As contas atrasadas em até 60 dias tiveram uma taxa de pagamentos de 44,9%.
Em terceiro lugar estão os encargos atrasados em 90 dias (28%) e aqueles com até 1 ano ficaram em quarta posição (23%). Mais de 20% das obrigações vencidas em até 180 dias foram pagas e, por fim, apenas 5,3% dos encargos vencidos há mais de 1 ano foram liquidados.
Norte e Nordeste têm os maiores níveis de recuperação em novembro
Em novembro de 2022, Unidades Federativas (UF) mostram que o Norte e o Nordeste se dividiram como as regiões em que os estados tiveram os maiores níveis de recuperação – foram 9 lugares ocupados no ranking. Confira os dados completos no gráfico abaixo:
Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas
Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores.
Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.
Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
Serasa Experian – A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. |
No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo.
Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br