Está circulando pelas redes sociais, imagens de um homem ainda não identificado, nadando e se divertindo nas águas contaminadas do Igarapé do Passarinho, localizado no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da capital amazonense.
Apesar do momento de descontração, é importante lembrar que entrar em contato direto com a água desse tipo de igarapé pode causar diversos problemas de saúde, além de risco de vida, já que a correnteza e o volume de água nessa época de chuvas é propício para afogamentos.
Em Manaus, os igarapés estão em diversos pontos da cidade. Eles são córregos de geralmente pouca profundidade, que sofrem com o acúmulo de lixo e de esgoto não tratado. Hoje, quase todos os 150 grandes igarapés que cortam a cidade estão poluídos com lixo e outros rejeitos, além dos cerca de 500 de pequeno volume que se formam dentro das zonas periféricas.
Décadas atrás, eles costumavam ser balneários urbanos antes da contaminação da água, que agora causa prejuízo aos moradores e ao poder público.
Atualmente, os principais igarapés impróprios para banho ou qualquer tipo de contato são: Igarapé do Educandos, Igarapé do 40 e Igarapé do Passarinho. Estes lideram a extensa lista de locais poluídos pois são maiores e concentram grande quantidade de lixo, além do volume de água que recebem, principalmente em dias chuvosos, como é possível ver no vídeo divulgado nesta sexta-feira (09/03).
Veja o vídeo: