A presidência da Federação Amazonense de Futebol (FAF) suspende e rebaixa Esporte Clube Iranduba da Amazônia após suspeitas de manipulação de resultados da 5ª partida do Campeonato Amazonense 2023, onde EC Iranduba perdeu por 7 a 0 para o Amazonas FC. A FAF decidiu que a punição será de dois anos de suspensão e multa de R$ 100 mil. Com isso, o clube está automaticamente rebaixado.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do Sistema Universal de Detecção de Fraudes (UFDS), ainda enviou um relatório realizado pela Sportradar em que consta evidências sobre do o suposto envolvimento Iranduba no resultado do jogo. Na ocasião, tiveram fortes apostas de que o clube perderia a partida por ao menos três gols e que ao menos cinco seriam marcados no total.
O presidente Rozenha comentou sobre a decisão e ressaltou que a Federação sempre combaterá qualquer situação de manipulação.
“Os indícios de fraude são contundentes e gravíssimos. Então, não dá para ficarmos inertes a isso. A presidência da Federação tomou a decisão de suspender o Iranduba por dois anos e aplicar uma multa de R$ 100 mil. Espero que as investigações prossigam, vamos levar tudo agora para a esfera criminal. Que se apure e que os culpados sejam punidos. Não dá para permitir que o futebol amazonense seja permeado pelo crime e pela fraude. Essas quadrilhas que se instalaram pelo Brasil, manipulando resultados têm que ser enfrentadas de frente e vamos fazer isso”, declarou.
Além da punição administrativa, o presidente também apresentou a denúncia ao Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), na pessoa do vice-presidente da Corregedoria, Ruy Mendonça, que estava presente na coletiva. Mendonça garantiu que a suspeita será julgada nas esferas criminais.
Rozenha garantiu ainda que enviará a denúncia ao Ministério Público, Delegacia Geral e Polícia Federal. O Iranduba é o oitavo colocado na tabela de classificação com apenas três pontos, conquistados em oito jogos. A FAF rebaixou o clube nesta temporada, mas sem direito a disputar a Série B em 2024. O time feminino também sofrerá a punição.