A Prefeitura de Manaus lançou a edição 2023 dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus 2023”, nesta quarta-feira (15). Esta edição tem alterações importantes, unificando as categorias, aumentando a premiação para R$ 8 mil, a todos os vencedores, além da publicação das obras vencedoras.
O novo formato envolve as seguintes categorias: prêmio Álvaro Maia (romance ou novela), prêmio Arthur Engrácio (contos), prêmio Péricles Moraes (crônicas), prêmio Violeta Branca Menescal (poesia), prêmio Samuel Benchimol (ensaio), prêmio Áureo Nonato (memória e jornalismo literário), prêmio Alfredo Fernandes (literatura infantojuvenil), prêmio Álvaro Braga (livro de teatro), prêmio Mário Ypiranga Monteiro (ensaio de tradições populares) e o prêmio Djalma Batista (temática amazônica).
Os “Prêmios Literários” têm abrangência nacional, organizado pelo terceiro ano consecutivo pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Abrangência
O concurso é destinado a premiar, anualmente, obras inéditas de autores brasileiros. O concurso é um dos mais destacados do país e, além de ajudar a estimular os talentos literários, promove e insere a cidade de Manaus no calendário literário nacional.
Os “Prêmios Literários Cidade de Manaus” se consolidam como um dos mais importantes do país, colaborando para promover a arte da palavra em nossa cidade, colocando em destaque a literatura, os escritores e o incentivo à leitura.
Prazos
Os principais prazos para os escritores participarem do concurso são o de inscrição (15/2 a 31/3), análise das obras pela comissão julgadora (10/4 a 7/7), e publicação dos resultados (11/7), no Diário Oficial do Município e portal do Concultura.
— — —
Texto – Cristóvão Nonato / Concultura
Fotos – Antonio Pereira /Semcom