Pais e responsáveis devem redobrar os cuidados com doenças e a saúde das crianças neste período de volta às aulas. A atenção com alimentação saudável e hábitos de higiene adequados são essenciais na prevenção da propagação de infecções no ambiente escolar, enfatiza a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Durante este período, as chances de contrair vírus e bactérias que causam problemas respiratórios como gripes, resfriados e demais doenças ligadas ao aparelho respiratório, se dão pelo contato próximo e frequente entre as crianças.
O secretário de estado de Saúde, Dr. Anoar Samad, enfatiza a importância de evitar levar as crianças para a escola quando tiverem sintomas gripais.
“Estamos ainda em época de chuva, as pessoas se aglomeram mais, então vamos ter mais atenção na saúde das crianças, que estão mais propícias a terem a imunidade desestabilizada, nesse caso é prudente que não as levem para as escolas quando houverem sintomas gripais principalmente quando houver febre e tosse que não cessam”, finalizou.
O pediatra Wilson Cândido, que atua no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Ana Braga, unidade vinculada a SES-AM, explica também os cuidados necessários que pais e responsáveis devem tomar.
“É importante estarem atentos com a saúde das crianças que estão voltando para as escolas e os que estão indo pela primeira vez, principalmente neste período de chuva, onde as infecções respiratórias são mais frequentes. Não é só uma questão de fazer exames de rotina, como também oferecer uma alimentação mais saudável”, pontuou.
Alimentação e Higiene
Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, como frutas, verduras e proteínas, devem ser incluídos na dieta, bem como a inclusão de sucos naturais e água para manter-se hidratados. Ensinar as crianças a criarem hábitos de lavar as mãos com frequência ao longo do dia, principalmente antes das refeições, também são formas prevenir enfermidades e melhorar o sistema imunológico.
Vacinação
Além disso, é importante estar atento à atualização da caderneta de vacina, principalmente com as doses de vacinas contra Covid-19 destinadas a crianças acima de seis meses.
“É de suma importância salientar que os pais e responsáveis não sejam resistentes a levarem os filhos para tomar as doses contra a Covid-19, para garantir um retorno às aulas mais seguras e tentar eliminar de vez esse vírus do nosso meio”, finalizou o pediatra.
Caic+ Especialidades
Para realizar os exames de rotina, a SES-AM possui cinco unidades de Caic+ especialidades, sendo eles: Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, na zona norte; o Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul; e o Caic Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque Dez, zona centro-sul; Caic Alberto Carreiro, no bairro Compensa, zona oeste e Caic Ana Braga, bairro São José, zona leste da capital.
Dentre as especialidades ofertadas estão: neurologia, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e serviços de apoio diagnóstico em cardiologia, reumatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.
FOTOS: Daniel Oliveira/ SES-AM