A chuva que começou na manhã desta segunda-feira (30/01), em Manaus, causou problemas em ao menos cinco bairros da capital. As ocorrências de pequeno porte incluíram situações como risco de desabamento e alagações de ruas, principalmente na zona sul da cidade. Moradores dos bairros mais afetados gravaram vídeos e fizeram protestos para chamar a atenção das autoridades para os problemas.
Ontem, a Prefeitura divulgou o balanço preliminar da quantidade de lixo retirada da capital em janeiro. Foram mais de 500 toneladas. A ação regular está incluída na programação de prevenção de incidentes com a chuva.
As ocorrências nesta segunda foram registradas nos bairros Japiim, Crespo, Educandos, Betânia e São Lázaro, todos localizados na zona sul da cidade.
A rua Adalberto Vale, no bairro Betânia, foi completamente inundada durante a chuva. Comerciantes e moradores tiveram que suspender móveis e eletrodomésticos para evitar mais estragos.
Em protesto, eles fecharam a rua para pedir ajuda. As ruas do bairro Japiim também foram invadidas pelas águas.
Outra ocorrência foi registrada por uma moradora do bairro São Lázaro, no beco São Lucas, onde a situação é recorrente e causa cada vez mais prejuízos.
Ainda na zona sul da cidade, um prédio corre risco de desabar no bairro Educandos e um cratera se abriu na avenida Rodrigo Otávio, próximo ao shopping Studio %, no bairro Crespo,