A equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, conta com seis amazonenses que fazem parte do grupo que coordena os trabalhos para a passagem de poder que ocorrerá no dia 1° de janeiro do ano que vem.
O senador Omar Aziz (PSD/AM) foi confirmado no grupo técnico (GT) de Justiça e Segurança Pública do governo de transição. O nome do parlamentar foi oficializado na manhã desta quarta-feira 16) pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, em um evento com a direção do Partido dos Trabalhadores.
Selecionado para o grupo técnico por toda sua experiência como ex-governador e ex-secretário de segurança pública do Amazonas, Omar Aziz irá trabalhar junto a advogados, especialistas em Direitos Humanos, sociólogas e professoras no Gabinete de Transição Governamental. Caberá grupo técnico apontar a composição da pasta da Justiça e Segurança Pública na nova gestão de Lula.
“Temos um grupo muito diverso, preparado e com especialistas nas questões que mais precisamos desenvolver nessa temática. Não podemos apenas combater a criminalidade sem oferecer oportunidades para a população”, afirmou Aziz.
Representação Feminina
A ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora pós-doutora Marilene Corrêa, foi nomeada para o grupo de trabalho do meio ambiente.
Ela foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de reitora da UEA e possui mais de 40 anos no magistério superior.
Tatiana Valente, especialista em economia solidária, e Bruna Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) também participam da equipe técnica do novo governo.
Demais nomes
Ex-secretário de turismo no governo Amazonino Mendes, Orsine Júnior, foi anunciado por Geraldo Alckmin para compôr a equipe.
O deputado federal e ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD/AM), também faz parte do governo de transição de Lula.