Vinte e nove cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) obtiveram a nota 4 no Guia da Faculdade Estadão 2022, elaborado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” em parceria com a startup Quero Educação. O ranking classifica os cursos das modalidades presencial e de ensino a distância. A lista foi divulgada na sexta-feira (04/11), e a UEA classificou 49 cursos de graduação com quatro e três estrelas.
Nesta edição do Guia da Faculdade Estadão, a UEA classificou com 4 estrelas os cursos de Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia Mecânica; Engenharia Eletrônica; Computação; Sistemas de Informação; Meteorologia; Ciências Biológicas; Pedagogia; Geografia; Letras (Língua Portuguesa); Matemática; Odontologia; Enfermagem; Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Dança; Teatro; Turismo (Manaus); Letras (Língua Portuguesa); Pedagogia; Química (Tefé); Língua Portuguesa; Pedagogia e Ciências Biológicas (Parintins); Pedagogia (Tabatinga); e Computação (Itacoatiara).
O reitor da UEA, André Zogahib, atribui o excelente desempenho a um trabalho que envolve toda a comunidade acadêmica. “Temos um quadro de docentes que não mede esforços para levar conhecimentos aos nossos discentes. Minha gestão tem como meta dar condições de trabalho e estudo, equipando laboratórios e possibilitando uma qualificação de alto nível.”
Três estrelas
Com 3 estrelas foram classificados os cursos de Medicina; Educação Física; Engenharia Química; Engenharia Civil; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção (Manaus); História; Matemática; Física; Química e Geografia (Parintins); Geografia; História; Ciências Biológicas; Matemática e Física (Tefé); Letras (Língua Portuguesa) e Matemática (Tabatinga); e Engenharia Florestal (Itacoatiara).
Sobre o Guia
O Guia avalia instituições de ensino públicas e privadas que oferecem ensino presencial ou a distância. Neste ano, 1.325 instituições de todo o país foram avaliadas. Nesta edição, o Guia trouxe ainda uma novidade: foram avaliados, pela primeira vez, os cursos tecnológicos, que têm menor duração e são voltados ao mercado de trabalho.
Para a elaboração do Guia, mais de 10 mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento. O ranking completo pode ser conferido no site do Guia da Faculdade Estadão e na versão impressa, com a edição do “Estadão”.