A Superintendência da Polícia Federal do Amazonas divulgou, nesta sexta-feira (28/10), que prendeu dois homens ligados a um político do Estado do Acre sacando em uma agência bancária do bairro Praça 14, na zona sul de Manaus, a quantia de R$ 3 milhões em dinheiro vivo. A suspeita da PF é que o recurso seja originado de desvio de recursos públicos e visem o pagamento de Caixa 2.
A prisão ocorreu na sexta-feira passada, dia 21 de outubro, mas só foi divulgada hoje em virtude do sigilo das investigações, conforme a PF. O trabalho foi realizado pela Delegacia de Defesa Institucional (Delinst), que efetuou a prisão em flagrante de duas pessoas que efetuavam os saques. A PF não revelou a identidade dos suspeitos.
Os dois homens estavam acompanhados de empresa de transporte de valores e possuíam vínculo familiar com político do estado do Acre. Foi apreendido por policiais federais, além do dinheiro, dois celulares e um carro de luxo.
Os presos foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal para prestar
esclarecimentos. Durante oitiva realizada por Delegado responsável pelo caso, os presos não comprovaram a destinação do dinheiro, sendo então, conduzidos para audiência de custódia e responderão pelo crime de possível “caixa dois”, fundamentado no artigo 350 do Código Eleitoral, com pena de até 5 anos de prisão e multa.