O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) alerta aos motoristas para um novo golpe via e-mail com uma falsa notificação de multa do órgão. A recomendação é para que esse tipo de mensagem seja ignorada, pois o Detran-AM não comunica infrações de trânsito por mensagens eletrônicas.
De acordo com o gerente do setor de infrações, Artur Cruz, o órgão informa irregularidades aos motoristas por meio de Aviso Registrado (AR), enviada pelos Correios; pelo site de serviços do Detran-AM, que é acessado com login e senha pelo proprietário do veículo; ou via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
“Somente por esses meios é que o Detran e os demais órgãos de trânsito, como a PRF e o IMMU, comunicam ao motorista que ele sofreu alguma imposição de multa. Não existe essa comunicação via e-mail”, reforçou Artur Cruz.
LEIA TAMBÉM: Não caia em golpe: falsários tentam extorquir beneficiários de BPC
Sempre que uma pessoa recebe um e-mail dessa natureza é importante verificar o endereço de quem enviou. No caso desse golpe da multa do Detran, o nome reduzido de quem enviou aparecia Detran, mas o endereço verdadeiro era [email protected].
De acordo com o Departamento de Trânsito, a única comunicação feita por e-mail acontece quando o veículo está prestes a ter o licenciamento anual vencido ou quando o licenciamento é executado e o documento já se encontra disponível. Mas nesses dois casos, o usuário é redirecionado para o site de serviços do Detran, no endereço www.digital.detran.am.gov.br, onde será preciso entrar com login e senha já cadastrados anteriormente.