Na tarde de quarta-feira (19/10), durante o cumprimento da operação Cidade Mais Segura, policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), prenderam dois homens por furto qualificado. Na ação, um adolescente também foi apreendido por ato infracional análogo ao mesmo crime. Segundo denúncias, o grupo estava realizando furtos com o auxílio de um controle remoto eletrônico, popularmente conhecido como “chapolin”.
De acordo com relatório da ocorrência, os policiais receberam denúncia por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM, informando que os infratores estariam furtando veículos com o auxílio do dispositivo “chapolin” e que estavam em posse de um veículo Fiat Palio, de cor cinza e placa PHF-2688. O carro descrito na denúncia foi localizado na avenida Torquato Tapajós, zona centro-sul de Manaus, quando os indivíduos tentavam cometer um novo furto.
Ao flagrar a ação dos suspeitos, os policiais realizaram abordagem e notaram que o homem que conduzia o veículo tinha uma arma de fogo em punho. Os agentes então efetuaram um disparo de arma de fogo contra a porta do veículo, vindo a atingir o pé direito de um adolescente de 15 anos, que estava no banco do passageiro. Ele foi prontamente levado pela equipe policial ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto para receber atendimento médico.
Posteriormente, os policiais foram informados que um terceiro infrator estava cometendo crimes conduzindo um veículo Volkswagen Voyage, de cor prata e placa PHI-1996. O carro foi localizado e foi realizada abordagem, durante a qual foram encontrados o dispositivo “chapolin”, 20 cartões de crédito, cinco celulares e um notebook.
Além destes objetos, os agentes da Seaop ainda conseguiram apreender uma máquina de cartões, celulares, duas chaves de veículo tipo canivete, dois outros controles remotos (chapolin) e R$ 47 em espécie.
Os envolvidos, juntamente com todo o material apreendido, foram levados para o 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP). Uma das vítimas dos criminosos foi orientada a comparecer à unidade policial, onde pôde fazer o reconhecimento dos seus pertences furtados e, assim, recuperá-los.