A rotina de um policial militar é extremamente arriscada. Afinal, esse profissional é o responsável por trabalhar pela segurança e o bem-estar da população. Para o cabo Gustavo Cordeiro, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), conciliar a profissão e a poesia foi a melhor maneira de expressar os sentimentos, através de vivências e experiências da carreira policial.
Além de atuar como rádio operador no Comando de Policiamento do Interior (CPI), Gustavo também é graduado em língua portuguesa e inglês. Em 2020 e 2022, foi selecionado entre os melhores poetas do Brasil, no Concurso Nacional de Poesias.
Seu dia a dia inclui desafios e, muitas vezes, a escrita é a melhor maneira de expor os pensamentos. “Eu entendo que conciliar esse lado de policial militar com a escrita é o lado bom dessa história. Com algumas coisas que eu escrevo consigo decifrar esse enigma e esse paradigma que as pessoas têm, de que todo policial tem que ser truculento para combater a criminalidade”, disse.
Gustavo destaca que a inspiração para escrever os diversos poemas surgiu ainda na adolescência. Hoje, aos 33 anos, ele ressalta que os poemas representam as suas vivências e, principalmente, as transformações da sociedade.
“Comecei a escrever aos 13 anos e, com 14 anos, já tinha mais de 60 poesias. Eu sou muito inspirado em músicas antigas, gosto de escrever muito sobre o momento em que a sociedade está passando. Gosto de escrever para que as pessoas me vejam dentro daquelas palavras”, explicou.
Este ano, o PM foi classificado entre os 200 primeiros poetas do Brasil, representando o Amazonas e a PMAM.
“Nesse concurso participam, em média, 2,5 mil pessoas, onde elas enviam duas poesias. Eu participei em 2020, quando tive conhecimento, e agora em 2022. Nos dois anos fui contemplado e classificado. Sirvo à sociedade com o máximo de empenho e também quero continuar escrevendo e lecionando”, destacou.
Para deixar o livro “Poesia Livre” conhecido, Gustavo preparou uma rifa e vai sortear para divulgar o seu trabalho como escritor e coautor. Quem tiver interesse em acompanhar o trabalho do escritor amazonense pode acompanhá-lo no Instagram, pelo perfil @gustavo_poesias.