A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), bateu recorde de operações cardíacas, entre janeiro e agosto. Ao todo, foram 396 procedimentos, o maior número dos últimos três anos.
Na comparação com os oito primeiros meses do ano passado, houve aumento de 27% na quantidade de procedimentos cirúrgicos de alto risco realizados em crianças e adultos. Só no mês de agosto, 63 pacientes foram operados, sendo 40 adultos e 23 crianças.
O número de cirurgias cardíacas pediátricas, realizadas neste período, supera a série histórica e aponta o avanço na qualidade do atendimento, pontuou o secretário de Saúde, Anoar Samad.
“Eles bateram recorde aqui de 396 cirurgias realizadas esse ano, cirurgias cardíacas, realmente isso é um recorde histórico. O hospital Francisca Mendes é referência da região norte em doenças cardíacas, temos profissionais altamente especializados e com os investimentos do Governo do Estado que foram feitos esse ano, e com os investimentos que vão ser feitos, isso ainda vai ser bastante superado”, disse.
O Francisca Mendes também se destaca pela realização de procedimentos de cateterismo e angioplastia. De janeiro a agosto, já foram realizados 1.706 procedimentos de coronária. No mesmo período, 915 pacientes realizaram cirurgias vasculares e endovasculares na unidade.
“O hospital vem estabelecendo metas para que essas cirurgias possam estar acontecendo cada vez em maior volume. Gostaria de ressaltar o número de cirurgias cardíacas pediátricas realizadas no mês de agosto que superou toda a série histórica de quantitativo de cirurgias para as crianças aqui no Francisca Mendes”, explicou a diretora do Hospital, Nayara Maksoud.
A diretora acrescentou ainda outros dados positivos da unidade de saúde. “Um outro trabalho que o Francisca Mendes faz é toda uma cobertura para que a cirurgia cardíaca aconteça, por isso nós temos aqui um serviço de cirurgia vascular e endovascular, nós alcançamos 915 procedimentos. Na área de coronária nós avançamos de janeiro a agosto, mais de 1700 entre cateterismo e angioplastia, e ainda temos a área de arritmologia, que dá toda a cobertura e é um ponto de atenção no número de marca-passos que hoje o Francisca Mendes também realiza”, disse.
Paciente acompanhado pelo ambulatório da Fundação, Eleilson Gomes da Silva, 29, está internado em processo de pós-operatório de cirurgia cardíaca de troca de válvula e conta da satisfação com o atendimento.
“O pós-operatório está sendo muito melhor do que eu esperava. A equipe vem aqui comigo desde que saí da UTI. Foram lá comigo para saber como eu estava, como eu estava reagindo, dando atenção para a minha esposa, que ligava perguntando por notícias. Hoje está com uma semana que nasci de novo e quero agradecer”, disse.
Mãe da bebê Melinda, a dona de casa Brenda da Silva, 25, descobriu a doença cardíaca da filha em julho e, dois meses depois, a criança havia sido operada. A jovem conta que veio de Manaquiri depois que a criança começou a apresentar dificuldade respiratória.
“Chegando aqui eu fui descobrir realmente a cardiopatia dela, sopro no coração. Chegando aqui foram excelentes. Foi tudo tão rápido, que eu fique até surpresa, porque falavam que ia esperar um mês, dois meses. Eu cheguei dia 10 de agosto (no hospital) e a cirurgia foi realizada dia 17. Foi um sucesso a cirurgia dela”, comemorou a mãe.
O médico Mariano Terrazas atua no Hospital Francisca Mendes há 18 anos e é um dos na área de cirurgia cardíaca no Amazonas e falou que, além dos pacientes do Amazonas, a unidade também atende pessoas de outros estados da região Norte.
“Além de resolver o problema da cirurgia cardiovascular na região norte, não vai mais paciente do Amazonas para fazer TFD (Tratamento Fora de Domicílio) em nenhum lugar do Brasil, todos são resolvidos aqui. Pacientes de estados próximos vêm para cá, e até de países fronteiriços. É um centro de referência, graças ao pessoal qualificado, uma equipe multidisciplinar, um conjunto de pessoas especializadas que transformaram esse Francisca Mendes no que é hoje”, Salientou Terrazas.
Cirurgias Cardíacas
Fonte: Hospital do Coração Francisca Mendes
Período: Jan a Ago
2022: 396
2021: 311
2020: 234