Iniciativa integra aprendizagem baseada em projetos, uma das propostas do Novo Ensino Médio
Alunos da Escola Estadual Prof. José Bernardino Lindoso, na zona norte de Manaus, promoveram o resgate da história da unidade de ensino por meio de um projeto batizado Galeria de Honra. A iniciativa, que teve à frente alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio (NEM), abrange a aprendizagem baseada em projetos, uma das propostas do NEM.
Em cerimônia promovida pelo projeto, na tarde de ontem (22/09), estiveram presentes o filho do patrono da escola, ex-gestores, ex-professores e alunos egressos.
A pedagoga da escola, Ildeneti de Jesus, conta que a ideia surgiu durante o aniversário de 28 anos da escola, em março. Ao fazerem uma pesquisa sobre a história da escola, os estudantes constataram que as informações eram vagas e incertas. Com o entendimento do NEM de que os alunos devem ser ativos na comunidade escolar, a pedagoga iniciou o resgate.
“Foi proposto que os alunos fizessem essa busca, através do projeto integrador, que contempla o novo Ensino Médio, com o tema ‘Juventude e sua Comunidade’, fazendo com que eles fossem os historiadores da vida escolar que estava esquecida”, pontua.
O filho do patrono da unidade de ensino, Pedro Lucas Lindoso, recebeu uma placa de agradecimento e falou da paixão do pai pela educação. “É uma emoção muito grande. O meu pai amava a área da educação, começou a vida como professor e terminou a vida como professor, e ele passou esse legado para seus filhos”, frisou.
O projeto rendeu várias produções que complementam a Galeria de Honra, entre elas um vídeo produzido pelos alunos, com fotos e menções honrosas. Além disso, foi produzido e disponibilizado para a comunidade um e-book, no qual é possível conhecer quem foram os antigos gestores da escola e os antigos administradores, além do legado do patrono da escola.
“Estou emocionada, feliz e honrada. Os alunos aprenderam a fazer pesquisas, criar estratégias. Fiz amigos, ganhei amigos. Na educação isso só soma”, ressalta Júlia Melo, professora de História e coordenadora do projeto integrador.
No final das apresentações, das produções e homenagens, houve o descerramento de cortina que marcou a inauguração da Galeria de Honra, com fotos do patrono, dos ex-gestores e ex-administradores, localizada bem no meio da escola.
“Fazer esse trabalho foi muito difícil, mas nos fez romper barreiras da pesquisa. Além disso, nosso futuro cobre nosso passado, e é bom poder fazer esse resgate. Essa escola mudou a geografia de uma região e contribuiu para diminuir o analfabetismo local”, ressalta Vitória Dantas, representante da 1ª série.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM