Mais de 700 alunos do Ensino Fundamental são beneficiados com a nova estrutura
Visando a qualidade de ensino e a valorização do ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto entregou, nesta terça-feira (20/09), a Escola Estadual Profª. Lenina Ferraro, zona norte da cidade, com a estrutura 100% revitalizada. A cerimônia contou com o descerramento da placa feito pela primeira-dama do estado, Taiana Lima, e pela secretária de educação, Kuka Chaves.
A unidade foi inaugurada em 2001 e desde 2008 não passava por serviços de revitalização. Na unidade, há 729 alunos, que são atendidos de 1º a 5º anos do Ensino Fundamental.
A primeira-dama Taiana Lima pontuou que as entregas das escolas revitalizadas e o pagamento do Fundeb para os profissionais de educação representam valorização aos profissionais da educação.
“Vai melhorar o dia a dia dos alunos e para os profissionais que estão aqui trabalhando juntos. É muito bom vir aqui, olhar vocês de perto, olho no olho, conhecer os alunos. Não tem alegria maior vir em uma escola e ser recebida com tanto carinho”, completa a primeira-dama.
A secretária Kuka Chaves cita a satisfação de mais uma escola sendo entregue com melhorias na estrutura.
“É uma satisfação hoje está entregando a escola Lenina Ferraro, de número 405, é uma revitalização completa da escola, ela passa a ganhar uma sala de recursos especiais para as crianças que necessitam, um auditório que não tinha, uma revitalização completa do telhado, uma quadra coberta que era uma necessidade do local”, disse a secretária, que destacou também a inauguração de mais um laboratório de robótica sendo entregue, um Espaço Maker na Escola Cid Cabral, bairro Cidade Nova, também na zona norte.
”Estamos entregando o nosso 32º laboratório de robótica, o laboratório Maker, em que os estudantes vão ter a oportunidade de ter a tecnologia de ponta em suas mãos, trabalhando desde suas habilidades manuais de carpintaria e serralheria, até a parte de programação, realidade virtual e robótica, completa a secretária de educação”.
O aluno Heitor da Silva Lima, 8, fala da satisfação em ver a escola nova. “A escola está muito mais bonita, mais confortável do que era antes. Antes, ela estava toda feia, todo mundo ficava pichando na frente da escola. Agora ela está mais bonita, mais colorida, as cores estão vivas”, conta o estudante do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Lenina Ferraro.
Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Joás Texeira da Cunha, 17, aluno da Escola Cid Cabral, cita os benefícios que um laboratório de robótica pode trazer para os alunos da rede pública de ensino.
“No mundo em que vivemos, o mercado de trabalho pede muita tecnologia e com a abertura desse laboratório maker nós vamos poder trabalhar muito mais com a mecatrônica, com a robótica e com o conhecimento na medicina. É gratificante saber que o governo se preocupa com a educação. Sendo aluno de uma escola pública, isso é gratificante. Nós conseguimos um avanço tecnológico na educação, saímos de uma educação literária que a gente só aprendia em livros, agora nós temos a tecnologia ao nosso lado, posso dizer que um pequeno passo para o aluno, é um grande passo para o Estado do Amazonas’, conclui Joás.
Melhorias
A EE Profª. Lenina Ferraro recebeu trabalhos de infraestrutura em toda sua área, como a manutenção geral no telhado, troca das calhas, podagem, pintura interna e externa, aplicação de resina, manutenção do piso, manutenção hidráulica e elétrica.
Entrega do 32º Espaço Maker
A Escola Estadual Cid Cabral é a 32ª unidade a receber laboratório de robótica, projeto Fazer para Aprender, que integra o programa Educa + Amazonas.
Das mais de 620 escolas que são próprias da SEDUC, mais de 78% já foram revitalizadas. Foram 36 laboratórios de robótica inaugurados. A expectativa é que até o final de setembro 44 sejam entregues, totalizando 100, até o final de 2022.