Mais de 50% das obras do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas estão concluídas, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), responsável pela construção do prédio. Iniciado em abril deste ano, o empreendimento será o maior do Brasil no segmento e oferecerá atendimento especializado de urgência e emergência de forma gratuita.
Após a conclusão, o hospital será gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Segundo o titular da pasta, Eduardo Taveira, a unidade de saúde possui uma função social e ambiental importante e vai gerar impacto positiva na política de bem-estar animal.
“Aqui vai estar funcionando com uma equipe de mais de 40 profissionais. É um acesso que ela vai ser livre para a população e a meta é que a gente possa não só promover esse bem-estar dos pets, mas também com educação voltada para a posse responsável, para os tutores desses pets, acima de tudo que a gente possa evitar problemas de zoonose, de superpopulação, há bastante conflito de animais domésticos, então manter esse equilíbrio é um papel importante para essa saúde ambiental da nossa cidade”, afirmou o secretário.
As obras do Hospital contam com investimento de R$ 3,7 milhões, compondo oito consultórios, além de centro cirúrgico, sala de vacinação, laboratório, salas de ultrassom, raio-x, leitos para 70 internações, além de espaço para atendimentos de urgência e emergência.
A ordem de serviço da obra foi assinada em abril de 2022, pelo governador Wilson Lima. Seis meses depois, a obra encontra-se com mais de 50% de conclusão.
Segundo o engenheiro Fábio Melo, da Seinfra, parte estrutural da obra já está concluída, assim como a parte de alvenaria da obra.
“[Estamos] aproveitando esse tempo que está favorável para construção, para avançar com as obras na área externa. Demos uma acelerada boa na estrutura, aceleramos também na parte de alvenaria, na parte externa e aproveitamos ao máximo esse tempo favorável que a gente está agora. Agora vamos entrar na parte de acabamento, estamos entrando na parte de forro, de revestimento internos, de revestimento cerâmico, piso, toda essa outra parte de final de obra”, afirmou Melo.
A previsão de conclusão da obra é para o final do ano de 2022, segundo a Seinfra. O prédio tem, ao todo, três andares, totalizando 1.394,45 m² de área construída.
Serão atendidos animais domésticos com clínica médica e cirúrgica, oferecendo consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, além de tratamentos clínicos e de internação.