Mais de 50 quilos de drogas foram apreendidos por policiais que atuam na Base Anzol, durante uma revista de rotina em uma embarcação que estava ancorada no porto do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A ação, que também contou com agentes da Polícia Federal, ocorreu no sábado (17/09), durante o cumprimento da operação Fronteira Mais Segura/Hórus, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De acordo com o relatório da ocorrência, os policiais realizavam uma abordagem de rotina na embarcação N/M Sagrado Coração, que tinha como destino Manaus, quando encontraram 36 tabletes de substância entorpecente no forro do barco. Em seguida, mais 11 tabletes de drogas foram encontrados em um suporte de ferro. Ao todo, os policiais conseguiram apreender 56,6 quilos de pasta base de cocaína.
A apreensão gerou um prejuízo ao crime de mais de R$ 1,6 milhões. Um homem de 28 anos, responsável pelo transporte da droga, foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Tabatinga, juntamente com o material ilícito apreendido. Na delegacia, foi constatado que o homem tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas.
Operação
Dentro das prioridades de combate ao crime organizado, crimes violentos e corrupção, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fortaleceu a atuação integrada com outros órgãos de Segurança Pública para impedir a entrada de drogas, cigarros, armas e munições pelas fronteiras do país, por meio da operação Fronteira Mais Segura/Hórus.
A ação conta com o efetivo de todo o sistema de Segurança Pública do Amazonas e atua nas fronteiras e rodovias estaduais, além de atuar diretamente na Base Arpão, localizada no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), e na cidade de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital), que faz fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, reprimindo a rota do tráfico.