A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), em ação conjunta com a Polícia Federal no Amazonas (PF/AM), apreendeu 1,4 tonelada de maconha do tipo skunk, durante a operação Marié, realizada de 22 de agosto até quinta-feira (08/09), no rio Marié, localizado entre os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, distantes 630 e 852 quilômetros de Manaus, respectivamente.
De acordo com informações da PMAM, a apreensão foi realizada após abordagem a duas embarcações no meio do rio, região considerada de difícil acesso, próximo à fronteira com a Colômbia. Além das drogas, duas armas de fogo de procedência ilegal foram apreendidas.
O balanço da operação foi apresentado em coletiva de imprensa, na sede da PFAM, situada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, e teve a presença do comandante-geral da PMAM, coronel Vinicius Almeida; do subcomandante da PMAM, coronel Algenor Teixeira; e do comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PMAM, coronel Klinger Paiva; além de representantes da PF.
Na ocasião, o comandante da PMAM destacou o apoio do Governo Federal às ações da corporação. “O Governo Federal tem sido parceiro no combate ao crime organizado. Nós temos a operação Hórus, em que a Polícia Militar consegue colocar mais de 150 policiais, com diárias pagas pelo Governo Federal, em pontos estratégicos do estado”, disse.
Ainda de acordo com a PMAM, a ação faz parte do planejamento de fiscalização da região, desenvolvido pela Delegacia Regional de Drogas (DRE) da PF, com apoio do Comando-Geral da PMAM. O levantamento constatou que grande parte dos entorpecentes ingressa no território brasileiro por meio do rio Marié.
O material ilícito apreendido representa um prejuízo estimado em R$ 21 milhões pelo crime.
FOTOS: Divulgação/PMAM