A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deflagrou, nesta terça-feira (06/09), a operação Fronteira Mais Segura/Hórus, integrada com outros órgãos, em combate ao narcotráfico na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. A ação ocorreu no município de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus) contra a atuação de traficantes e o cumprimento de mandados de prisão. Três criminosos morreram em confronto com os policiais.
A operação contou com o efetivo do Ministério da Justiça (MJSP); SSP-AM por meio do Gabinete Integrado de Fronteiras e Divisas (GGI-F) e Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai); Companhia de Operações Especiais (COE); 3° Batalhão da Polícia Militar de Tefé e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Conforme relatório policial, as equipes montaram uma operação policial em Vila Copatana, em Jutaí, para prender um traficante de alta periculosidade, conhecido como Tio Zé, tido como um dos chefes de uma facção criminosa que atua na tríplice fronteira e um dos principais elos com o cartel colombiano de Sinaloa.
De acordo com um levantamento realizado pela SEAI, Tio Zé possuía dupla cidadania: brasileira e peruana. O homem estaria escondido em Jutaí após roubar sete fuzis de um Quartel do Exército Peruano na fronteira. Com os armamentos, ele passou a comandar escoltas de carregamento de drogas e até mesmo ações de pirataria de rio contra facções rivais. Além disso, as investigações também relataram sobre outros criminosos que atuavam na região.
As equipes foram até o local do primeiro alvo, mas foram recebidas a tiros. Na ocasião, dois criminosos foram atingidos.
Na segunda casa, para localizar Tio Zé, os policiais também foram recebidos a tiros e revidaram ao ataque.
Três homens foram levados para o Hospital Municipal de Jutaí, mas não resistiram aos ferimentos.
Os policiais apreenderam duas armas de fogo, sendo uma espingarda, uma pistola, diversas munições e cartuchos. O caso foi registrado no 56° DIP de Jutaí.