Realizada em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), a Feira da Laranja movimentou aproximadamente R$ 3,6 milhões em sua 22ª edição, ocorrida de sexta-feira a domingo (19 a 21/08). O evento teve o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e foi realizado em parceria com o Banco da Amazônia (Basa).
O resultado econômico foi confirmado pelo superintendente regional do Basa no Amazonas e Roraima, Esmar Manfer Dutra Prado, que ressaltou a disposição da instituição em dar apoio ao agro amazonense mediante a concessão de linhas de financiamento para o setor, atendendo principalmente os pequenos e médios produtores.
“Houve uma participação ativa do agronegócio junto ao Basa. Os expositores e produtores da região buscaram esclarecimentos sobre diversas linhas de crédito e financiamentos disponíveis, resultando em negócios com volume de recursos de cerca de R$ 3,6 milhões, representando um dos melhores saldos positivos para o evento no município”, disse Esmar Prado.
Considerado o maior produtor de citros do Amazonas, o município de Rio Preto da Eva teve uma produção recorde na atual safra, com 250 milhões de frutas colhidas junto aos 600 plantadores da região, que recebem assistência técnica e outras ações de apoio permanente pelo Sistema Sepror.
No encerramento do evento, o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, comentou sobre a produção recorde de laranja no município e o resultado positivo da 22ª Festa da Laranja.
“Tivemos um salto de 500 para mais de 600 produtores de cítricos e uma safra recorde. É um momento para nós comemorarmos junto com o aumento dos produtores, a exportação da laranja para Manaus e também para Roraima”, disse o prefeito.
FOTOS: Arquivo/Sepror