A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) entregou, nesta sexta-feira (12/08), o Plano de Desenvolvimento de Turismo de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), que foi elaborado em parceria com o curso de Turismo da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e Desporto e teve apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo (Semplactur).
O Plano tem como objetivo nortear ações para ampliar o desenvolvimento do turismo no município, durante os anos de 2022 a 2024. De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, as ações realizadas são importantes para que o município de Rio Preto da Eva tenha o turismo local sendo explorado de forma consolidada.
“O plano vai permitir que Rio Preto da Eva possa desenvolver políticas públicas com segurança, orientadas e estruturadas de acordo com a peculiaridade do município, com os seus atrativos, o que permite que o gestor caminhe de forma consolidada”, afirmou o titular da Amazonastur.
O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson José de Sousa, destacou a importância das parcerias e conhecimentos técnicos para explorar o turismo e o desenvolvimento local.
“Estamos podendo, através dos nossos jovens e das nossas secretarias, trazer informações e nos ajudar na organização do evento, do turismo, pois Rio Preto da Eva tem essa vocação muito importante, com muitas riquezas naturais e que precisam ser exploradas, de forma disciplinada”, destacou.
O secretário de turismo de Rio Preto da Eva, Ronisley Martins, também reforçou como o plano irá nortear o cenário local, atraindo mais empregos e capacitação do setor no município. “O Plano Turístico vai nos trazer um norte para uma gestão pública voltada para o desenvolvimento da atividade do turismo, junto com isso vem a capacitação, ordenamento dos segmentos turísticos, fazendo com que o Rio Preto da Eva tenha um planejamento adequado”, destacou.
Metodologia
Segundo a coordenadora do curso de Turismo da UEA, Glaubécia Teixeira, o plano de desenvolvimento foi elaborado a partir de levantamentos secundários durante a pandemia da Covid-19, pelos discentes da universidade, que foram orientados pela professora Cristiane Barroncas.
“Enxergamos uma necessidade que o município, como Rio Preto da Eva, que tem potencial turístico, tem para melhor se organizar, planejar as atividades e reconhecer seu território. O plano faz parte de uma análise de levantamento de todos os atrativos, equipamentos turísticos para poder organizar ofertas turísticas do município e também formatar produtos”, destacou.
Além da entrega do Plano de Desenvolvimento Turístico, foi entregue o certificado de ingresso do município de Rio Preto ao Mapa do Turismo Brasileiro; e realizada a qualificação da Polícia Turística do Amazonas (Politur), para reforçar a segurança do município, que se prepara para a tradicional Festa da Laranja.
Capacitação
Também nesta sexta-feira (12/08), foram entregues certificados aos 29 alunos que participaram da 2ª turma do curso Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, realizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), através do Termo de Cooperação Técnica firmado com a Amazonastur.
Os alunos participantes do curso são prestadores de serviços turísticos em Careiro, que pertence à região turística do Polo Amazônico. O curso teve duração de 150 horas e foi realizado de forma híbrida.
FOTOS: Nathalie Torres/Amazonastur