Com o início da recuperação de vicinais no KM 45 da AM-010, mais de 250 famílias da comunidade Nova Jerusalém esperam que o gasto com manutenção de veículos seja reduzido e o serviço de transporte escolar volte a ser realizado na região. As obras serão realizadas pelo Governo do Estado. Ao todo, 12,3 quilômetros serão recuperados no ramal.
O programa S.O.S Vicinais foi criado pelo governador Wilson Lima e é executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) com o objetivo de recuperar ramais considerados intrafegáveis. Com o fim do período chuvoso, as atividades do programa SOS Vicinais estão sendo retomadas na zona rural de Manaus.
Há seis anos, Ciro Soares, 42, trabalha como produtor de laticínios na região. Recentemente, enquanto trafegava escoando sua produção para a cidade, o produtor teve problemas com a estrada que o fizeram gastar mais de R$ 2 mil na manutenção de sua mini-van. Para o produtor, essa ação do governo vai afetar diretamente no lucro dos produtores da comunidade.
“O ramal do jeito que estava, a gente fica rezando para não chover, para poder cumprir com compromisso em Manaus e vai aumentar o lucro, a gente vai deixar de gastar com manutenção, que é muito alto e poder escoar melhor o produto”, afirmou Soares.
Nos últimos quatro anos, somente na capital, foram feitos investimentos de R$ 5,5 milhões para a recuperação de ramais e vicinais da zona rural. Já foram recuperados 25 quilômetros de cinco vicinais, com previsão para recuperação de mais de 40 quilômetros de vicinais intrafegáveis, totalizando 74 quilômetros recuperados, beneficiando mais de 1.300 famílias.
Com uma produção de mais de 20 caixas de ovo por dia, o avicultor Paulo Pinheiro, 61, também recebeu a intervenção com muita felicidade. O produtor contou que com as dificuldades de ir para a escola, os netos foram morar na cidade e a produção de ovos estava sendo prejudicada.
“A gente estava sofrendo com o problema do ramal, para trazer insumo para as galinhas, os meus netos que precisam ir para escola e com o ramal pronto vai favorecer muito a nossa vida, a minha, a dos meus vizinhos, dos meus companheiros que aqui trabalham e que aqui vive”, comemorou Pinheiro.